Advertisement

Setembro Vermelho: Doenças cardíacas são responsáveis por até 30% das mortes por ano no Brasil






No mês da saúde do coração especialista alerta sobre a importância dos exames de rotina 



  

A Campanha Setembro Vermelho foi criada em alusão ao Dia Mundial do Coração, celebrado no dia 29, para alertar a população para os cuidados com um dos órgãos mais importantes do corpo humano. O “cardiomêtro”, termômetro desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, apontou que 30% dos óbitos registrados no país são causados por doenças cardiovasculares. A estimativa de mortes até o dia 30 de agosto deste ano é de 262.379, segundo o levantamento da SBC.



O médico hematologista João Carlos Henriques, diretor da rede de laboratórios Exame, localizada em Barra Mansa, destaca que, além de hábitos saudáveis, a realização de exames periódicos é uma importante aliada na prevenção ou controle de doenças cardiovasculares.



“Exames como perfil lipídico, glicemia de jejum, hemoglobina glicada, homocisteína, ácido úrico e microalbumunúria, são essenciais para detectar e monitorar doenças do coração. É importante ressaltar que pessoas que já possuem histórico familiar desta patologia, devem redobrar a atenção e a frequência de exames”, destacou João Carlos Henriques.



Quando identificadas alterações nos exames de sangue e urina, a indicação médica é que exames mais aprofundados e específicos como eletrocardiograma, teste ergométrico, ecocardiograma transtorácico e transesofágico e cintilografia do miocárdio sejam realizados para mapear o estágio da doença e as condições do coração.



O auxiliar de logística Alexandre Vitorino, 45 anos, teve um grande susto ao descobrir, durante uma bateria de exames pré-operatórios para uma cirurgia na coluna, que possuía cardiomegalia, a doença do coração inchado. Morador do bairro Coringa, em Barra Mansa, ele chegou a ser internado no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) durante quatro dias, no mês de agosto. Alexandre que agora está em tratamento, realiza exames a cada três meses para monitorar a saúde. Para ele, o check-up é fundamental para prevenir o avanço de diversas doenças, inclusive, as do coração.



“Após esse susto minha rotina mudou muito. Além dos medicamentos que uso diariamente para controlar a doença e dos exames periódicos, mudei meus hábitos alimentares. As pessoas tendem a ser negligentes com a própria saúde. Como diz o ditado, prevenir é melhor do que remediar. Por isso, aconselho a todos a sempre procurarem um médico e realizarem exames de rotina. Depois dessa experiência, sou muito mais atento à minha saúde para poder aproveitar o melhor da vida ao lado da minha esposa e das minhas filhas Lunna e Lívia”, destacou.