Advertisement

Deputado Federal Delegado Antonio Furtado propõe criar “Volta Redonda Presente” como forma de combater a criminalidade




A intenção é que, em breve, o programa seja expandido para outras cidades do Sul Fluminense



Preocupado com os problemas de segurança na região Sul Fluminense, o deputado federal Delegado Antonio Furtado propôs  ao secretário estadual de Governo, Cleiton Rodrigues, com o apoio do ex-prefeito de Volta Redonda, Gotardo Neto, a implantação do programa “Segurança Presente” na cidade de Volta Redonda, como um projeto piloto no interior. O “Volta Redonda presente” abriria porta para que o programa seja expandido, em seguida, e alcance, também, Barra Mansa, Pinheiral, Angra dos Reis e demais municípios. A ideia é criar patrulhamentos de policiais no período das 8h às 20h, todos os dias da semana, no mesmo modelo que os adotados na capital.

Embora os índices criminais venham caindo no Estado, fico muito preocupado com os problemas de Segurança na região Sul Fluminense. A ideia é trazer, pela primeira vez, para o interior este importante programa do Governo do Estado, nos moldes já realizado com absoluto sucesso na capital – explicou o parlamentar.



Para a realização do patrulhamento, os agentes de segurança serão divididos em trios de policiais a pé, de moto ou bicicleta,  além de duplas que circularão de viatura personalizada do programa. Serão, no mínimo, 40 agentes fixos, entre policiais militares e agentes civis egressos das forças armadas. Em Volta Redonda, a base operacional do programa ficará no bairro Retiro. Em Angra dos Reis e Resende, ainda estão sendo analisados os locais.

– Vamos elaborar uma planilha com a estimativa de custos. O interesse do Governo Estadual é sempre aperfeiçoar a segurança pública e, diante dos números de ocorrências criminais apresentados pelo Deputado Antônio Furtado, Volta Redonda tem boas chances de ser a porta de entrada do programa no Sul Fluminense – afirmou o secretário estadual de Governo, Cleiton Rodrigues.

De acordo com o governador Wilson Witzel, o programa “Segurança Presente” é essencial para reduzir os índices de criminalidade, além de desempenhar um papel importante no auxílio à população em situação de rua e dependentes químicos.

– Os moradores e comerciantes percebem logo a diferença do policiamento comunitário que será feito pelos agentes. Pelo trabalho que já se iniciou na capital, temos visto um grande resultado para reduzir os índices de criminalidade – destacou o governador em etapas anteriores do projeto.

Índices de violência em Volta Redonda cresceu em 2019

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio mostram que a violência em Volta Redonda cresceu, dado alarmante já que na capital, os registros policiais apresentam queda.

De janeiro a abril deste ano, os casos de furto de veículos tiveram um aumento, comparando com o mesmo período de 2018, de 204% e de celulares de 114% na cidade do aço. No mesmo período, 29 estabelecimentos comerciais foram roubados e 108 pessoas foram vítimas de assalto  enquanto andavam pelas ruas. Também foi registrado um aumento de 50% nos casos de homicídios e  60% nos roubos com ameaças e violência.

Com relação a crimes com disparos de armas de fogo, os dados também apresentam crescimento nos registros realizados na 93ª delegacia de polícia de Volta Redonda. Em 2016 foram 17  homicídios e 22 tentativas de homicídios, os números caíram em 2017, com 11  homicídios  e 19 tentativas de homicídios. Desde 2018 os registros aumentaram. Ano passado foram 20 homicídios  e 24 tentativas de homicídios, este ano, ocorreram 23 homicídios  e 47 tentativas de homicídios.
---