Já ouviu falar? Afeta especialmente homens acima dos 40 anos de idade
Cansaço excessivo, irritabilidade e problemas na ereção? Quem pensa que apenas as mulheres sofrem com os sintomas das quedas hormonais cm o avançar da idade, se engana. Ao contrário do que a maioria da população imagina, os homens, tem baixa nas taxas de testosterona, o hormônio sexual masculino e são manifestados alguns sintomas desagradáveis quando estão nessa situação.
Causas da andropausa
A andropausa é um processo bem mais leve que a menopausa feminina. Com o avançar da idade, ocorre uma queda natural da síntese de testosterona pelo organismo dos homens. No entanto, mesmo com a produção mais baixa, os níveis do hormônio sexual masculino continuam dentro da faixa da normalidade e a fertilidade não é encerrada.
Também conhecida como “menopausa masculina”, conforme os homens envelhecem, ocorre uma redução na produção de testosterona (hormônio sexual masculino). Quando acontece essa redução na produção de hormônios, diversas alterações no corpo humano também ocorrem, manifestando os sintomas da andropausa.
Há reversão?
Ela pode ser revertida, desde que a pessoa passe por uma série de mudanças de hábitos, que serão determinantes para estagnar e tratar o quadro.
Fatores da Andropausa
Há alguns relatos de queda da testosterona a partir dos 35 anos, como se fosse uma menopausa precoce. Essa situação está muito relacionada com a genética e hereditariedade, mas também com hábitos de vida como:
- Obesidade
- Hipertensão
- Tabagismo e alcoolismo
- Disfunções tireoidianas
- Diabetes tipo 2
- Estresse
- Insuficiência renal
- Medicamentos que afetam os testículos
Sintomas da andropausa
A andropausa não possui sintomas tão marcantes como na menopausa feminina, com fortes ondas de calor após a interrupção da menstruação. Os sintomas são:
- Diminuição da libido
- Disfunção erétil
- Indisposição e muito cansaço
- Queda de pelos e cabelos
- Alterações no humor e irritabilidade
- Perda de massa muscular e óssea
- Acúmulo de gordura da região abdominal.
- Perder massa muscular e óssea, assim como acumular gordura na região abdominal.
Tratamento da andropausa
Através de uma dosagem sanguínea, solicitada por seu médico endocrinologista, é possível diagnosticar a andropausa para que ele diagnostique sua condição e prescreva um tratamento de reposição hormonal. “Aplicamos a testosterona no organismo por injeções, adesivos transdérmicos ou prescrevemos tratamento com medicamentos que estimulem a produção de testosterona pelos testículos.” – diz o endocrinologista Dr. Henrique Passos.
Contraindicações
O tratamento é indicado para todos os homens que sofrem com os sintomas da andropausa, exceto aqueles que estão em tratamento de câncer de próstata ou mama. Os demais pacientes com condições descontroladas de apneia do sono, epilepsia ou insuficiência cardíaca também possuem o tratamento contraindicado.
Acompanhamento médico
“É fundamental durante a reposição hormonal, que sejam acompanhados os níveis sanguíneos de testosterona por meio de exames laboratoriais. Os resultados devem estar sempre dentro da faixa recomendada — ou seja, o hormônio nunca deve ser aplicado em excesso.” – diz o endocrinologista e ortomolecular.