Advertisement

Zoonoses faz campanha sobre esporotricose nas escolas


A Prefeitura de Itatiaia, por meio do setor de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, deu início nesta semana a uma campanha educativa, nas escolas, sobre como agir com animais que apresentem a esporotricose, uma doença que pode ser transmitida de animais para pessoas e que é causada por um fungo que se manifesta geralmente na pele e no sistema respiratório de gatos, cães e também do ser humano. 
A bióloga Danielle Justino Brasão, da Vigilância Ambiental, está percorrendo todas as escolas que têm turmas de segundo segmento, do 6º ao 9º anos, entrando de turma em turma e explicando aos alunos o que é a doença, a origem dela, o histórico, como se contrai e principalmente como se deve agir em casos de suspeita da doença. Após a palestra são distribuídos panfletos explicativos com todas as orientações que foram dadas na sala de aula. Esse mesmo material também está sendo entregue pela escola aos alunos de primeiro segmento para que repassem aos seus responsáveis.
A ação do setor de Zoonoses visa tornar os alunos multiplicadores, levando a eles o conhecimento necessário do problema e de como agir para que possam repassar esses conhecimentos a todos aqueles com quem convivem. Segundo Daniele, o objetivo é frear o aumento de casos da doença, já que ela é contagiosa e pode atingir tanto animais como humanos:
- É necessário que a população esteja esclarecida a respeito dessa doença, pois há muitos animais de estimação que estão contaminados e com o avanço da doença acabam sendo abandonados e contaminando outros animais. A orientação é de que quando um gato, que é animal mais sensível à esporotricose, tem alguma ferida que não cicatriza, geralmente na face e nos membros, seja levado a um veterinário, para que possa ser feito o pedido de exame e diagnóstico. No nosso setor temos um veterinário que faz esse atendimento para as pessoas que não têm condições de levar seus animais a um consultório particular, disse Daniele.