Advertisement

Roda de conversa marcou o encerramento da programação de comemoração dos 13 anos da Lei Maria da Penha

Uma roda de conversa realizada ontem (28), na Câmara Municipal, no Centro, marcou o encerramento da programação de aniversário dos 13 anos da Lei Maria da Penha, em Itatiaia. O evento, organizado pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres reuniu autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes das Polícias, Militar e Civil, demais autoridades e a população em geral.
Durante a abertura a secretária da pasta, Luciana Pimentel Cavallari falou da importância da participação de todos no evento.
 - Foi com muita satisfação que fiz o convite para  todos participarem da roda de conversa sobre esse assunto tão importante que é a Lei Maria da Penha, que completou 13 anos agora em agosto. Nós estamos celebrando o aniversário de implantação dessa lei, mas quem que não precisássemos comemorar uma lei que fala de agressão e violência contra as mulheres. Porém, quero ressaltar que essa é uma lei muito  importante que trouxe punição contra os agressores e que tem contribuído muito com o fim da violência contra as mulheres -  disse a Secretária.
O vice-prefeito do município, Sebastião Mantovani, destacou a importância do trabalho da Secretaria de Políticas Públicas no combate a violência contra a mulher.
 -  Hoje é o encerramento das comemorações do aniversário da Lei Maria da Penha. Nos enquanto gestores temos que dar todo apoio a Secretaria da Mulher, que é a que conduz esse trabalho no município com eficiência. É uma grata satisfação o trabalho realizado por toda a equipe que tem desempenhado um excelente serviço no nosso município. Sou muito feliz em ser o vice-prefeito de uma cidade que tem essa secretaria funcionando plenamente, porque parece muito simples, mas tem muitos municípios que ainda não tem nada estruturado em relação a esse trabalho, em especial a Lei Maria da Penha. E nós damos total apoio. Quero parabenizar a todos e dizer que estamos de braços abertos e a disposição para colaborar com esse trabalho - salientou.
Os números da violência no país foram lembrados pela juíza da comarca de Itatiaia, Dra Carolina de Almeida.    
 - A violência é um problema real que a sociedade precisa enfrentar. Esses são números  de dois anos atrás, porém podemos dizer que ainda são atuais. O Brasil é o 5º país colocado em casos de feminicídios, 65% das vezes o agressor é conhecido das mulheres e 75% das mulheres já sofreram algum tipo de violência doméstica ou de gênero. As vezes a mulher nem percebe que está sendo vítima de violência de gênero, porque é já tão comum na nossa sociedade que a mulher tem dificuldade de perceber,porque acha que  é normal. Não dá para a cidade ficar inerte a esse problema, porque é um problema real. A lei é boa e tem que ser aplicada com responsabilidade quando necessário, por isso os órgão públicos existem e estão todos prontos para ajudar - explicou a juíza.
O Juiz da Comarca de Resende, Dr Marvim Moreira, falou sobre a importância de refletir sobre o ciclo da violência.
 - É fundamental falarmos sobre o ciclo da violência que muitas vezes é cultural, porque as vezes o homem se acha superior a mulher.Vemos também algumas músicas que não depreciam a figura da mulher  e que muitas pessoas acham normal.Hoje precisamos observar bem o que estamos ensinando aos nossos jovens.A cultura tem que existir, mas precisamos refletir sobre o que estamos ensinando para os nossos jovens. A questão do respeito começa em casa e na escola. É importante ressaltar isso, porque a falta de respeito vai refletir no futuro naquele adulto que vai desrespeitar a sua esposa, cometer a violência e até não a deixar trabalhar. Por isso, vale uma reflexão dos ensinamentos que os pais repassam para seus filhos. Precisamos resgatar alguns bons ensinamentos e repassar para as mulheres que não aceitem serem passadas para trás e nem serem desrespeitadas - enfatizou o juiz.  
A roda de conversa contou ainda com a presença do presidente do Legislativo, Jair Balbino, do Promotor de Justiça da Comarca de Itatiaia, Dr. Marcel Pereira, da Comandante do 37º Batalhão da Polícia Militar, Andreia Campos, da Inspetora da Delegacia Civil de Itatiaia, Ana Maria Pavaneli Abdo, da Coordenadora do Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), de Resende, Marilene Burçad, da Psicóloga do Fórum de Resende,  ( área de combate a violência doméstica), Lisiane Flores.Também estiveram presentes ao evento os vereadores, José Adelson (o Toroca), Anderson Luiz ( Anderson da Saúde) e  Leonardo de Carvalho.
A celebração dos 13 anos de criação da Lei Maria da Penha’ (lei 11.340 de 07 de agosto de 2006), um marco na luta pelos direitos femininos, teve início em Itatiaia no dia 7 de agosto, com uma campanha de conscientização em 10 bairros da cidade.
Durante a campanha foi realizada a distribuição de material informativo sobre os serviços oferecidos pela Secretaria e de sacolas ecobags personalizadas com a marca da campanha, além de sorteio de camisas.
O evento também contou com atendimento de aferição da pressão arterial e teste de glicemia, palestras, divulgação dos projetos de caminhada orientada, aulas de zumba e academia da saúde e ainda orientação jurídica e psicológica .
A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres funciona na Rua Cel José Mendes Bernardes,Nº 14, no Centro. Mais informações pelo telefone (24) 3352-1339.