Encontro é realizado anualmente para debater temas atuais na sociedade
O UBM — Centro Universitário de Barra Mansa — promoveu, na noite de quinta-feira (02), a 7ª edição do “Canal Aberto”.
O evento, que é uma parceria dos cursos de Jornalismo e Direito da instituição, teve como tema principal “Mídia e os Direitos Humanos”.
Buscando sempre relacionar as áreas de Direito e Jornalismo, o encontro discutiu o papel da mídia nos dias atuais na
defesa dos Direitos humanos, além de pautas que têm se tornado frequentes como violência contra a mulher, feminicídio, LGBTfobia e outros. O tema foi escolhido tendo em vista o aumento de casos de violação de direitos humanos ocorridos no país.
“Os ambientes escolares são fundamentais para se discutir essas questões, porque eu parto do principio de que é através
da educação que a gente consegue mudar tudo. Discutir isso dentro da universidade é fundamental”, disse Luciene Nascimento, advogada, e uma das palestrantes da edição.
Este ano o Canal Aberto também contou com a presença de Glauco Cunha, mestre em Direito, Waldeck Carneiro, deputado
estadual do Rio de Janeiro, e Luísa Tapajós, doutora em Psicologia Clínica e ativista que, além de participar da conversa, também fez o lançamento de sua revista, a “Brejeiras”, na região.
A estudante de Jornalismo e mediadora da edição, Julia Andrade, afirmou a importância de se abordar o tema: “São assuntos
que devem ser debatidos, pois estão muito presentes no nosso cotidiano e algumas pessoas tentam camuflar isso, tanto a mídia quanto a nossa população”.