Advertisement

Jovens da diocese viajam na próxima semana para participar da JMJ



            “Convido os jovens do mundo a celebrar com intensidade e esperança a Jornada Mundial da Juventude”. Essa foi a frase do criador da JMJ, São João Paulo II, e que serve de inspiração até os dias de hoje, animando jovens de todo mundo a se reunirem em uma grande celebração: a Jornada Mundial da Juventude.

O país escolhido para a JMJ 2019 foi o Panamá entre os dias 22 e 27 de janeiro, nesse evento que é realizado a cada três anos. A Diocese de Barra do Piraí- Volta Redonda não podia ficar de fora dessa. Jovens de Volta Redonda e Barra do Piraí se prepararam durante anos para poder participar dessa celebração da fé católica.

Em Barra do Piraí, 10 jovens do Setor São Benedito vão embarcar rumo à JMJ. A missa de envio será sábado, dia 19, às 18h. Os jovens embarcam no domingo, às 19h, saindo da Praça em frente à igreja São Benedito, no Centro. Mariana Palmeira está entre eles. “A vontade surgiu depois da JMJ 2013 no Rio, mas ir para outro país acabou virando um sonho distante. A ideia para 2019 era levarmos o nosso grupo, trabalharmos juntos e realizarmos o sonho juntos, já que muitos queriam e não puderam ir nos anos anteriores. Então começamos a trabalhar em junho de 2017, com rifas, festival de prêmios, cantinas no fim das missas e eventos”, explicou a jovem.

O grupo, conhecido na cidade como #BenéNoPanamá, é uma homenagem ao padroeiro do setor e conta com o apoio do pároco, padre Juarez Carvalho. De acordo com o padre, foi com muita alegria que as comunidades apoiaram a missão dos jovens. “Desde que participaram das jornadas anteriores eles já mostram essa vontade de alcançar seus objetivos e irem para o Panamá. São jovens que amam a Igreja, se empenham e se esforçam. A mobilização deles e o desempenho em nosso setor é louvável”, destacou.

Outro grupo, agora da paróquia São Paulo Apóstolo, de Volta Redonda, também já está de malas prontas. Partirão após a missa de envio no domingo, dia 20. “Participar deste evento é renovar o ‘ser Igreja’, alimentar a unidade em nosso coração e a renovação da nossa fé. Uma experiência rica de troca com jovens de todo o mundo se unem em uma só voz para rezar juntos”, destacou Bruna Porfírio, uma das integrantes do grupo.

            Os jovens da paróquia São Sebastião, de Barra Mansa, também embarcarão para a jornada. Amanda Custódio participou da Jornada no Rio em 2013 e se diz ansiosa para repetir a sensação. “Em 2014 os jovens da minha paróquia ganharam a chance de trabalhar para sermos representados na Jornada. Desde que fui sorteada para viajar minha maior expectativa é em relação à vigília junto com o papa Francisco e jovens do muito inteiro, compartilhando a mesma fé e adorando juntos o Santíssimo Sacramento”, finalizou.

           

           

Entenda a JMJ

Criada em 1985, a jornada tem objetivo de favorecer um encontro pessoal com Cristo por meio de uma celebração que reúna pessoas do mundo todo. Também visa promover a paz, a fraternidade entre os povos e nações, ajudando no desenvolvimento da evangelização dos jovens. Em sua mensagem aos jovens, o papa Francisco pediu oração. “Rezemos pelos jovens, especialmente os da América Latina, para que seguindo o exemplo de Maria, respondam o chamado do Senhor para comunicar a alegria do evangelho ao mundo”.