Advertisement

Festival itinerante Tons da Dança segue até domingo




Evento segue até domingo, com exibições clássicas, livre, jazz, dança urbanas e contemporâneas, entre outros estilos



Grupos de diversas instituições da região deram um show na abertura do Festival Itinerante Tons da Dança realizado na noite desta quarta-feira (28), no Parque da Cidade Natanael Geremias, no Centro de Barra Mansa. Uma série de expressões artísticas encantou aos expectadores, com apresentações competitivas e não competitivas. O evento marca a programação da Semana da Cultura Barramansense, que segue até o próximo domingo, 02 de dezembro. O destaque do Festival foi a mostra competitiva, quando diversos dançarinos e bailarinos ganharam prêmios como bolsa de estudos em grandes escolas de dança na capital, além de inscrições para festivais cariocas de dança.



Uma bancada de jurados compôs o Festival. Na mostra competitiva, os participantes disputaram as modalidades clássicas, repertório, estilo livre, jazz, dança urbanas e contemporâneas. As premiações foram diversas, como inscrições para o Prêmio Carioca de Dança, com hospedagem e transporte, bolsas de estudo anual e bolsas de dois meses na Escola de Dança Spinelli, dentre outros.



Os premiados foram a bailarina Nara Gil, com uma inscrição para o Prêmio Carioca de Dança com hospedagem e passagem. Para o grupo de dança Impacto, três inscrições para o Prêmio Carioca de Dança. Duas bolsas de 100% por dois meses na Escola de Dança Spinelli, no Rio de Janeiro, para Maria Luisa e Nicole, da coreografia Sisters. O Instituto Universo Acreditar, que ocupa o Tulhas do Café no Parque da Cidade, com atividades de dança e teatro gratuitas para a comunidade, levou uma inscrição para o Prêmio Carioca de Dança, com a aluna destaque Eloíse. E fechando com chave de ouro, uma bolsa de 100% durante um ano na Escola de Dança Spinelli para o Carlos Eduardo, com a coreógrafa Priscila Orioli.



O evento foi uma grande oportunidade para a população apreciar e conhecer a dança não só dos estúdios, mas também de instituições da cidade que atendem crianças com arte e cultura gratuitamente. E uma forma de incentivar que bailarinos, dançarinos e amantes da dança participem de grandes eventos de dança pela região, no estado,  no Brasil e também no mundo.



De acordo com a presidente da Associação Cultural ARTEMAGIA, Bete Spinelli, o grande objetivo dessa inciativa foi contribuir para a visibilidade nacional de regiões de grande potencialidade cultural. “Ao levar a muitas localidades um festival de dança inovador e de qualidade, contribuímos também para difundir a prática da economia da cultura, por meio da valorização da dança e de seus talentos. Nossa perspectiva é circular este formato itinerante não só pelo interior do Estado do Rio, mas também em outras cidades e regiões do Brasil”, explica Bete.



O presidente da Fundação Cultura Barra Mansa conta que muitos bailarinos barramansenses conquistaram grandes prêmios no Brasil e no mundo. “A realização de competições na cidade, é uma forma de estimular e preparar os nossos bailarinos para competições de grande impacto. Muitos bailarinos barra-mansenses competiram, receberam prêmios e até residências em escolas das mais importantes do Brasil e do mundo, como Miami Ballet, Bolshoi em Joinville e American Ballet Theatre, em Nova York.”, disse.



Rose Vilela, Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa, comenta que as inscrições para o festival foram um sucesso. “A novidade dessa edição é a união da parte competitiva e não competitiva. Isso oportuniza quem desenvolve atividades de dança na região a participarem de alguma das modalidades e ter a oportunidade de se apresentarem em um palco profissional. E mais, levar ainda alguma das premiações como forma de incentivo à dança, que em  Barra Mansa, vem ganhando cada vez mais força”, diz Rose.



A Semana da Cultura Barramansense foi criada e inserida no Calendário Cultural de Barra Mansa com objetivo de destacar os artistas e produções culturais locais de diversas linguagens.



Uma realização da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, em parceria com o Projeto Dança & Magia e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. A Semana da Cultura Barramansense faz parte do Calendário Cultural da cidade, prevista no Sistema Municipal de Cultura SMCBM, Lei 4.602/2016.



PROGRAMAÇÃO COMPLETA

28.11 | Abertura da Semana da Cultura Barra-Mansense

18h – Festival Itinerante Tons da Dança | Mostra Competitiva e Não Competitiva – Parque da Cidade

Projeto Dança e Magia e Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer

18h – Mostra de Arte e Cultura – Exposição de Artes Visuais – Corredor Tulhas Culturais – Parque da Cidade

Secretaria Municipal de Educação



29.11 |

18h - XVIII Mostra de Dança de Barra Mansa

Secretaria Municipal de Educação



01.12 | Espetáculo de Ballet com Orquestra Sinfônica de Barra Mansa

20h – Encontros e Despedidas – Ballet em um Ato

Projeto Dança e Magia junto com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa | Projeto Música nas Escolas

02.12 | Clube do Rock & Blues de Barra Mansa

14h – Edição de 02 Anos de Aniversário do Clube do Rock. Shows com bandas Mulambos, Dead DogZ, Night Angels e Handmade