Advertisement

Empresários do Médio Paraíba vão participar da Feira Rio Oil & Gás, no Riocentro






O Sebrae/RJ, em parceria com o Metalsul, vai levar cerca de 25 empresários para Feira Rio Oil & Gas 2018 o maior encontro de óleo e gás da América Latina. O Sebrae/RJ, em parceria com Firjan, e apoiado pela Organização Nacional das Indústrias do Petróleo (Onip), estará promovendo Rodadas de Negócios durante o evento. A expectativa é que o resultado dessas rodadas seja até 30% maior que o alcançado na última edição do evento, em 2016, quando as negociações entre pequenas e microempresas e as grandes corporações somaram R$ 181 milhões. A Caravana Empresarial sairá das cidades de Resende, Barra Mansa e Volta Redonda, no dia 25/9, com retorno no dia 26 e desembarque nas respectivas cidades. O evento será realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro.



O tema da feira este ano é Energia para transformar e sintetiza o cenário de retomada da indústria, com a recuperação dos preços do petróleo e novos leilões previstos para 2018 e 2019. O evento, que acontece de 24 a 27 deste mês, vai reunir toda a cadeia produtiva do setor e tem o objetivo de dar destaque para a indústria do petróleo no Brasil e é uma oportunidade para as micro e pequenas empresas (MPE) que querem integrar a cadeia de fornecedores do setor de petróleo e gás. Neste ano, as startups inscritas no Corporate Venture in Brasil poderão receber investimentos de três fundos estrangeiros e outros três brasileiros.



A quantidade de empresas-âncora e fornecedores selecionados para sentar à mesa de reuniões nas Rodadas também deve subir na comparação com 2016. O crescimento gira em torno de 10% e 20%, respectivamente. “Há uma gama diversificada de oportunidades para os pequenos negócios fornecedores de bens e serviços, desde a manutenção industrial, usinagem, comércio offshore, tecnologia da informação, até outros negócios mais sofisticados, como robôs submarinos”, afirma diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.



Além do Petróleo

Durante os quatro dias de evento, o Sebrae reunirá mais de 300 empresários formados por delegações do Amazonas, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.  Entre as novidades desta edição, haverá a exposição “Rio além do Petróleo”, para mostrar que o potencial do estado vai além do petróleo e gás natural. O espaço, no pavilhão 4, abrigará produtos de micros e pequenas empresas fluminenses, apoiadas pelo Sebrae Rio, nos setores de alimentos e bebidas, moda e acessórios, joias e design, turismo, construção civil e artesanato.

 As micros e pequenas empresas também terão uma área nobre, no pavilhão 2, a “Arena TechWeek”, com exposição de tecnologias de última geração aplicadas ao setor: BR2w (Internet das Coisas - Iot), PHDSoft (digitalização e digital twins), INTCom (ERP) e sobre bigdata/analytics, as empresas Rio Analytics e Intelie.  Na “Ilha Sebrae”, 24 pequenos negócios irão expor bens e serviços da indústria petrolífera, e ocorrerão palestras sobre inovações tecnológicas.  



Ainda serão realizadas rodadas de serviços, na qual empreendedores de pequeno porte poderão consultar provedores de serviços financeiros, tecnológicos e de exportação, como o Banco do Brasil, Finep, Apex, Embrapii e Sebraetec, bem como rodadas de negócios, com representantes de 33 grandes companhias, dentre elas Nuclep, Sotreq e Transpetro, e mais de 350 pequenas empresas.



Investimentos

Até o dia 30 de agosto, 60 startups e empresas inovadoras estavam inscritas para disputar um espaço no Corporate Venture in Brasil – Oil & Gas, que vai aproximar pequenas empresas de investidores nacionais e internacionais. O encontro, que será organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Petrobras e Sebrae, acontecerá no dia 27 de setembro.



Algumas delas serão escolhidas para uma rodada com investidores e com grandes empresas do setor. Cinco startups serão selecionadas para apresentar um pitch aos potenciais investidores estrangeiros. A oportunidade de investimento será para pequenas empresas inovadoras e startups que atuam em 88 áreas de concentração tecnológica agrupadas em nove temas, que são: automação, instrumentação e controle, ciência dos materiais e processos de fabricação, computação e simulação, engenharia, geração de energia e biocombustíveis, gestão de CO2, inspeção, perfuração e produção.