Advertisement

‘Dia D’ contra o sarampo e a poliomielite vacina 1,6 mil crianças em Barra Mansa

Neste sábado (18), foi realizado em todo o país o 'Dia D' de mobilização. Em Barra Mansa, a Secretaria de Saúde ofertou a dose da vacina em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde). Um balanço preliminar aponta que durante todo o dia 1,6 mil crianças, inseridas no contexto do público alvo, foram imunizadas. Mas o número deve ser atualizado no decorrer da semana.

 

Na avaliação da coordenadora do setor de Imunização do município, Marlene Fialho, os pais e responsáveis precisam estar atentos para vacinação já que é a única maneira de proteger toda a sociedade, erradicando doenças. “A baixa cobertura vacinal pode facilitar o ressurgimento de algumas doenças. O Brasil tem compromissos internacionais de manter o país livre do sarampo e erradicar a poliomielite. Como são doenças controladas, é importante que os pais se conscientizem e vacinem seus filhos para que elas não voltem a fazer vítimas”, disse Marlene.


O secretário municipal de Saúde, Sérgio Gomes, lembrou que há menos de dois anos, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana de Saúde um certificado de eliminação dão sarampo e que agora a doença voltou a preocupar. “Desde fevereiro, 1.237 casos foram confirmados em todo o Brasil e outros 5.731 estão sendo investigados. Os números são associados à queda da vacinação. Em Barra Mansa não há casos suspeitos da doença, porém é preciso prevenir. Em 2017, o Brasil teve o mais baixo índice de vacinação de crianças em mais de 16 anos. Daí a importância da vacinação, destacou.

 

Quem perdeu a vacinação neste sábado tem até o dia 31 de agosto para vacinar as crianças menores de cinco anos. As UBS funcionam de segunda à sexta-feira, de 7 às 17 horas