Informações sobre benefício serão repassadas por assistente social do INSS

A assistente social do INSS-BM, Rose Celestino, profere palestra nesta quinta-feira, dia 7, às 9 horas, sobre a atualização do Benefício de Prestação Continuada (BPC). As informações são direcionadas a assistentes sociais e prestadores de serviços vinculados ao Sistema Único de Saúde da rede municipal de Saúde e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O encontro, promovido pela Prefeitura de Barra Mansa, será realizado no Parque Natural Municipal de Saudade, localizado na Rua Elza Maia de Amorim, no bairro Saudade.
A principal finalidade do encontro é fortalecer a rede de atendimento público do município, além de promover a atualização técnica com foco na realização de um serviço cada vez mais eficaz e humanizado. São esperados profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-BM), Centro de Atenção Psicossociais (CAPS), Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi), Centro de Especialidades Médicas, Centro Auditivo, Espaço Reviver, Hospital da Mulher, Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Oncobarra, Residência Terapêutica, Serviço de Atendimento Domiciliar, Santa Casa, UPA – Unidade de Pronto Atendimento e Clínica de Doenças Renais.
 
O Benefício da Prestação Continuada compõe a Lei Orgânica da Assistência Social e garante o valor de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprove não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.
 
Para ter direito ao benefício, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente. Por se tratar de um benefício assistencial, não é necessário ter contribuído ao INSS para ter direito. No entanto, este benefício não paga 13º salário e não deixa pensão por morte.