Advertisement

Dagaz leva sessão do Cinestesia a centro de matriz africana



Documentário "Do que aprendi com minhas mais velhas" será exibido no bairro Industrial, às 19h

Pela primeira vez, o Instituto Dagaz vai realizar uma sessão do Cinestesia em um centro religioso de matriz africana, em Pinheiral. O documentário "Do que aprendi com minhas mais velhas" será exibido no Inzo Unsaba Ionene, no bairro Industrial, às 19 horas, e é aberto ao público. Além da abordagem sobre o Candomblé, o filme tem a importante função de apresentar o protagonismo da mulher nesse cenário, direcionado à tradição, amor, religiosidade e também resistência.

- Foi numa conversa informal com o líder espiritual da casa que fizemos essa parceria, que é uma chance de promover a reflexão sobre a questão das mulheres nos terreiros, o quanto a figura feminina tem valor nesse meio. Esse filme faz parte do kit que recebemos como difusores da 11ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos e vamos na contramão da intolerância que, infelizmente, até hoje é constante no nosso dia a dia - destacou a coordenadora da ONG, Renata Ferreira.

O filme tem duração de 26 minutos e aborda diretamente sobre como nasce a fé no Candomblé, e de como esta fé é passada de geração em geração. Mulheres importantes no Candomblé da Bahia contam como aprenderam com suas mais velhas e de como ensinam seus mais novos. Sob direção de Susan Kalik e Fernanda Júlia Onisajé, "Do que aprendi com minhas mais velhas" foi produzido através do edital Curta afirmativo 2014: Protagonismo de Cineastas Afrobrasileiros na Produção Audiovisual, do Ministério da Cultura.

Sobre o Cinestesia
O Cinestesia é um projeto audiovisual do Instituto Dagaz que cria espaços abertos ao diálogo e a troca de ideias a partir da exibição de filmes, documentários, curtas e média-metragens não comerciais. O projeto, apoiado e patrocinado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, exerce função de descentralizar o acesso à cultura, levando títulos do cinema a comunidades periféricas. Assim, o Cinestesia vem se moldando conforme o público, de todas as idades, atende escolas da rede pública, em Volta Redonda e região, além do Criaad e Degase.  

Inicialmente, as exibições eram feitas somente no Condomínio Cultural, sede da ONG. A partir de 2014, o telão inflável passou a circular, em parceria com prefeituras, e atualmente é um dos atrativos em eventos públicos. O Cinestesia é considerado muito mais do que um polo de exibição cinematográfica, pois o Dagaz entende que a função do cinema vai muito além do entretenimento, sendo uma poderosa ferramenta para a transformação social por fazer pensar, provocar o desenvolvimento de uma consciência e de um senso crítico.

Serviço
Cinestesia com o filme "Do que aprendi com minhas mais velhas"
Data: 22 de junho, sexta-feira
Horário: 19 horas
Local: Inzo Unsaba Ionene - Rua do Contorno, nº 292, bairro Industrial - Pinheiral
Entrada: Gratuita