Prefeito Rodrigo Drable investe em ações de proteção a fauna e a flora; plantio de 50 mil mudas nativas vão compor os 5.598 hectares de cobertura florestal no município
Preocupado com a preservação das nascentes e do meio ambiente, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, o coordenador do Programa Limpa Rio, da secretaria estadual de Meio Ambiente, Luiz Antônio Corrêa, o deputado estadual, André Corrêa e o presidente do Inea (Instituto estadual do Ambiente), Marcos Lima, lançaram na tarde desta sexta-feira (08), o Projeto Águas de Barra Mansa. O evento ocorreu no Parque da Cidade, no Centro, e contou com a participação do subsecretário-estadual de Meio Ambiente, Sérgio Mendes, da vice-prefeita, Fátima Lima, além de vereadores e secretários do governo.
Durante o evento, André Corrêa disse da importância do plantio de árvores para a produção de águas. “Há cerca de dois anos o estado do Rio enfrentou uma das piores secas de sua história. Para evitar que episódios como este se repitam estamos investindo neste programa de recuperação dos mananciais de água. Os recursos são provenientes de compensação ambiental da CSN, que por diversas vezes causou problemas ambientais ao município e nunca foi responsabilizada. Também é importante destacar que o Rio Paraíba do Sul é a ‘caixa d’água’ da região Metropolitana do Rio de Janeiro. Oitenta por cento das águas que abastecem a capital são oriundas do Paraíba”, disse Andre Corrêa, destacando que serão 22 milhões de hectares de área reflorestada em todo o estado.
Com duração de quatro anos, a ação de recuperação ambiental contribuirá para promover a oferta de água, em qualidade e quantidade, para as atuais e futuras gerações. Marcos Lima, do Inea, lembrou a importância das árvores na produção de oxigênio, vital para os seres humanos. “As árvores retiram água do solo e enviam para a atmosfera. É o ciclo que promove a vida”, destacou.
O prefeito Rodrigo Drable agradeceu o empenho do coordenador do Programa Limpa Rio em atender as demandas ambientais de Barra Mansa. “Temos colhido o resultado do trabalho e união de pessoas bem intencionadas, como a limpeza do Córrego Laranjeiras, na Vista Alegre, a dragagem do Rio Barra Mansa, na altura do bairro Boa Sorte/Nova Esperança, além da intervenção de outros rios que já estão sendo programadas. Quero ressaltar que o Projeto Águas de Barra Mansa, com o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica aqui no Parque da Cidade é a concretização de um sonho. Idealizamos transformar essa área de 100 mil metros quadrados, adquirida pelo município há cerca de 18 anos, em um espaço de convergência para a sociedade, com equipamentos de cultura e lazer. Já concretizamos o campo de grama sintética, pista de skate e quadras esportivas. Também queremos criar uma área de contemplação do Rio Paraíba do Sul, além de uma pista de caminhada sustentável, promovendo relações harmônicas do ser humano com o meio ambiente”, frisou o prefeito.
No decorrer do evento, 11 produtores rurais das localidades de Rialto ao Centro da cidade, foram agraciados com o título de Protetor Rural. Na sequência, foi iniciado o plantio de espécies, como angico, ipê amarelo, pitanga, quaresmeira, abricó-de-macaco, urucum e aroeira. Outros tipos de mudas como ingá ferradura e cipó, sangra d’água, urucana, paineira, imbiruçu, camboatá e pau-brasil serão utilizados na zona rural nas propriedades que aderiram ao Águas de Barra Mansa.
O PROJETO – Aproximadamente R$ 2 milhões estão sendo investidos no projeto em todo o estado. O Águas de Barra Mansa integra o Programa Pacto pelas Águas e tem como finalidade o aumento da segurança hídrica a médio e longo prazo, através de ações de restauração e conservação florestal de áreas prioritárias de mananciais estratégicos tais como nascentes, margens de rio, áreas de recarga de mananciais e áreas úmidas. Estudos publicados por diversas instituições, como a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e a WWF (Fundo Mundial para a Natureza), comprovam que as áreas recobertas por florestas garantem maior infiltração da água no solo e recarregam os aquíferos que alimentam os cursos d'água. Além disso, evita o processo de erosão que acaba causando o assoreamento dos rios e o aumento de correntezas.
Os rios Paraíba do Sul, Bananal e Açude Vista Alegre constituem os principais mananciais de abastecimento de Barra Mansa, sendo responsáveis pelo atendimento de mais de 175 mil habitantes ou aproximadamente 98% da população do município.
Atualmente Barra Mansa tem 5.398 hectares de cobertura de Mata Atlântica. Com o plantio das 50 mil mudas, em aproximadamente dois anos, este percentual se eleva para 5.432,6 hectares.