Advertisement

Anime Fest Fan atrai mais de 30 mil pessoas na Ilha São João




Feira de Cultura Nerd de Volta Redonda é considera a maior do interior do estado do Rio de Janeiro



O estudante Daniel Fernandes de Castro, 16 anos, fez sua primeira viagem sozinho. Depois de enfrentar seis horas de ônibus, vindo de Campinas, interior de São Paulo, ele participou do Anima Fest Fan, na Ilha São João, em Volta Redonda, que terminou neste domingo, dia 24. “Fiquei sabendo da feira pela internet e não poderia deixar de vir”, disse ele, que continuou: “Ano que vem estarei aqui de novo”.



Ele e outras 30 mil pessoas participaram da maior Feira de Cultura Nerd do interior que começou na sexta-feira, dia 22. O evento foi um sucesso de opções de cultura e lazer, assim como de público. A meta dos organizadores é ousada, porém bem possível: torna-se a quinta maior feira do país, conforme prevê os idealizadores do Anime Fest Fan.



“Começamos em Barra Mansa e vimos para Volta Redonda, embaixo da Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília. Agora, estamos no Pavilhão da Ilha São João. Isso mostra que estamos crescendo a cada ano”, contou o presidente da Associação de Cultura Nerd (Akai), Maicon Fagundes, idealizador do evento.



Um dos diferenciais da feira em comparação com as demais é que a entrada foi gratuita. “Assim, demos a oportunidade a todos de participarem a feira e terem acesso à cultura nerd”, destacou Aline Ribeiro, secretária municipal de Cultura.



“Aproveitei para trazer o meu filho, de 9 anos, apaixonado por games. E também tive a oportunidade de matar saudade de jogar o fliperama. Os jovens de hoje não devem nem imaginar o que é isso”, brincou metalúrgico Hélder Freitas, de 40 anos.



Tiveram campeonato de vídeo game, palestras, exibição de cosplay, RPG e muita diversão. E ainda: o evento está atraindo turistas de todo estado do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, além de Espírito Santos.



O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, visitou a feira na tarde desta sexta-feira, dia 22, e falou sobre a importância dela para o fomento da cultura, do desenvolvimento econômico e do turismo. “O festival já é uma atração turística para Volta Redonda, gerando empregos e renda, além de ser mais uma opção de lazer aos nossos jovens”, disse Samuca Silva, que disputou uma partida do Fifa 2018. Ele venceu por 3 a 2.