Maior evento de incentivo à pratica esportiva no mundo propõe ao menos 15 minutos do dia para realizar alguma atividade física

 

Praças e escolas municipais terão atividades gratuitas. Confira a programação em uma das 18 unidades do Sesc RJ participantes

 

RIO DE JANEIRO – Quarenta e seis cidades do estado do Rio de Janeiro que se inscreveram para participar na próxima quarta-feira (30), do Dia do Desafio 2018, se preparam para quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. Esta é a maior campanha de incentivo à prática de esporte e atividade física do mundo, deve mobilizar mais de 3.000 cidades de 20 países.

 

O Sesc RJ, como promotor de bem-estar e qualidade de vida, está preocupado com os índices alarmantes de sedentarismo no Brasil e no mundo, desde a infânciae preparou atividades para todas as idades poderem participar.

 

Ao todo, 18 unidades do Sesc RJ terão ações durante todo o dia 30 de maio, que incluirão caminhadas, passeios ciclísticos, corridas; modalidades esportivas já oferecidas nas unidades; jogos e dinâmicas que ofereçam variação de movimentos corporais; festivais, torneios e campeonatos de várias modalidades esportivas tradicionais e adaptadas; Gincanas e brincadeiras populares; atividades laborais, cooperativas e lúdicas para empresas e muitas outras.

 

Confira a programação mais perto no site http://www.sescrio.org.br/

 

COMO FUNCIONA O DESAFIO? As cidades fluminenses e outros municípios de todo o mundo tentarão mobilizar o maior número de pessoas a parar por 15 minutos a sua rotina e realizar alguma atividade física. A participação das cidades e da população é gratuita.

 

Cada cidade brasileira terá uma concorrente, que pode ser do país ou do continente americano, com número de habitantes semelhante. Desde este ano, o Dia do Desafio traz duas novidades: cidades da mesma categoria competirão entre si por três edições, de 2018 a 2020 ou como autodesafiante. Este novo formato irá promover integração maior entre os competidores, estimular ainda mais o desafio e proporcionar uma maior troca de experiências. Confira a rival da sua cidade na lista abaixo.

 

Às prefeituras cabe mobilizar o maior número de instituições – empresas, escolas, autarquias e população em geral etc. – a aderir ao movimento. As unidades do Sesc Rio estão entre eles e oferecem ao público, gratuitamente, várias modalidades esportivas e exercícios ao ar livre ao longo do dia.

 

O Sesc RJ se preocupa com os índices de sedentarismo no Brasil e para combater esse cenário, promove sistematicamente atividades de bem-estar e ações que geram melhoria na qualidade de vida da população. Iniciativas como o Dia do Desafio são urgentes para virarmos esse jogo e despertar o interesse das pessoas pela prática de uma atividade física regular.

 

QUEM PODE PARTICIPAR - Podem participar das atividades propostas pessoas de todas as idades, individualmente ou em grupos. Basta praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos no dia 30 de maio de 2018, das 0h às 21h. Vale dançar, correr, caminhar, pedalar, nadar, jogar futebol, vôlei, basquete, fazer alongamento, entre outras opções. O importante é se mexer!

 

SOBRE O DIA DO DESAFIO – O Dia do Desafio tem por objetivo é quebrar a rotina sedentária e estimular a população a praticar qualquer atividade física por, pelo menos, 15 minutos consecutivos. O evento ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro. O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for All Association (TAFISA), de origem alemã. No Brasil, a iniciativa é promovida pelo Sesc em parceria com as prefeituras municipais. O país participa da ação desde 1995.


LISTA DE CONFRONTOS DAS CIDADES DO ESTADO DO RIO

Região Metropolitana
Belford Roxo enfrenta Irapuato (México)
São Gonçalo enfrenta Curitiba (Paraná)
Duque de Caxias (autodesafio)
Nova Iguaçu enfrenta Franca (SP)
Japeri enfrenta Guacara (Venezuela)
Queimados enfrenta Guaratinguetá (SP)
Magé enfrenta Santa Clara (Cuba)
São João de Meriti enfrenta Mogi das Cruzes (SP)
Niterói enfrenta Villavicencio (Colômbia)
Seropédica enfrenta Videira (Santa Catarina)
Paracambi (autodesafio)

Região Serrana
Trajano de Morais enfrenta Acrelândia, do Acre
Bom Jardim enfrenta Missão Velha (Ceará)
Cantagalo enfrenta Jacura (Venezuela)
Petrópolis enfrenta Diadema (SP)
Teresópolis enfrenta Guasdualito (Venezuela)
Nova Friburgo enfrenta San Rafael Del Mojan (Venezuela)

Região da Costa Verde
Angra dos Reis (autodesafio)

Região Centro-Sul Fluminense
Areal enfrenta Gachetá (Colômbia)
Comendador Levy Gasparian enfrenta Diamante D´Oeste (Paraná)
Sapucaia enfrenta Getulina (SP)
Paty dos Alferes enfrenta Marialva (Paraná)
Vassouras enfrenta Santa Cruz De Los Taques (Venezuela)
Três Rios enfrenta Telêmaco Borba (Paraná)

 

Região Norte Fluminense
Macaé enfrenta Avaré (SP)
Carapebús (autodesafio)
Campos dos Goytacazes enfrenta Itaquaquecetuba (SP)

Região das Baixadas Litorâneas
Cabo Frio enfrenta Mariara (Venezuela)
Rio Bonito enfrenta Carrizal (Venezuela)
Iguaba Grande enfrenta Chambas (Cuba)
Silva Jardim enfrenta Iguape (SP)
Maricá enfrenta Ourinhos (SP)
Rio das Ostras enfrenta Paranaguá (Paraná)
Saquarema (autodesafio)

Região do Médio Vale do Paraíba
Barra do Piraí (autodesafio)
Barra Mansa enfrenta Facatativa (Colômbia)
Resende enfrenta Itapecerica da Serra (SP)
Quatis enfrenta Itapuã do Oeste (Rondônia)
Rio das Flores enfrenta Jardim Olinda (Paraná)
Volta Redonda enfrenta Limeira (SP)
Valença enfrenta Nuevitas (Cuba)
Pinheiral enfrenta Ortigueira (Paraná)
Paraíba do Sul enfrenta Senador Guiomard (Acre)
Piraí (autodesafio)
Porto Real (autodesafio)
Rio Claro enfrenta Santo Antonio Das Missões (Rio Grande do Sul)