Brasil é o quarto país em mortes no trânsito, com cerca de 47 mil óbitos em 2017. Barra Mansa registrou no ano passado 550 acidentes; neste ano os números já chegam a 163 ocorrências

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Ordem Pública, realiza na próxima segunda-feira (14), às 9 horas, uma caminhada alusiva a abertura das atividades do Maio Amarelo, evento que tem a finalidade de conscientizar motoristas e pedestres acerca da segurança no trânsito.  O evento percorrerá a Avenida Domingos Mariano até a Praça Ponce de Leon (Praça da Matriz), quando serão distribuídos panfletos educativos e orientação aos pedestres e motoristas. Nos dias 15 e 16 de maio, a campanha fará uma orientação especial nos bairros. Na terça-feira, será na Praça das Nações Unidas, no bairro Ano Bom, e no Nove de Abril. Na quarta-feira, será na Vila Nova e Nove de Abril. O horário será de 9 às 14h. No dia 16 de maio também será feito um seminário no SEST/SENAT às 18h30.
O movimento acontece em todo o país com o mote “Nós somos o trânsito”. Em sua 5ª edição, as atividades visam fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos no trânsito. A gravidade do problema é traduzida em números alarmantes, já que o Brasil registra cerca de 47 mil  mortes no trânsito por ano, sendo que deste total cerca de 400 mil pessoas ficam com algum tipo de sequela. Em Barra Mansa, município com 179.451 habitantes (IBGE/2017) e com uma frota de mais de 70 mil carros (Denatran/2018), foram registrados no ano passado 550 acidentes. Nestes primeiros meses de 2018, as ocorrências já chegam a 163, segundo a Guarda Municipal. 
De acordo com o comandante do órgão, Joel Valcir, esses números são referentes a acidentes sem vítimas fatais. “Os registros com óbitos são de responsabilidade da Polícia Militar. Vale destacar que a maior causa de acidentes de trânsito no país é a embriaguez ao volante e a projeção é de que no município a realidade não seja diferente. Neste contexto, o Brasil figura como o quarto colocado em número de mortes nas Américas, ficando atrás apenas da República Dominicana, Belize e Venezuela, segundo a Organização Mundial da Saúde. O custo destes acidentes ao país é de R$ 56 bilhões, conforme estudos divulgados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária”, detalhou Joel Valcir.
O comandante ainda explicou que a implantação do Código Nacional de Trânsito, em 1988, permitiu a introdução de uma série de ações positivas, entre elas a Lei Seca, o uso de cadeirinha para crianças e a obrigatoriedade do uso do cinto de segurança. “Apesar das medidas o total de mortes no trânsito aumentou de 19 para 23,4 por 100 mil habitantes”, disse.

Programação completa do Maio Amarelo em Barra Mansa:

Dia 14/05 – Caminhada
Local: Av. Domingos Mariano, no Centro (A partir do Colégio Nossa Senhora do Amparo)
Horário: 9h

Dia 15/05 – Campanha de conscientização
Local: Praça das Nações Unidas, no Ano Bom, e Nove de Abril
Horário: 9h e 14h

Dia 16/05 – Campanha de conscientização
Local: Vila Nova e Nove de Abril
Horário: 9h e 14h

Dia 16/05 – Seminário no SEST/SENAT
Local: Rua Rômulo Carlos Tomás, 402, Barbará
Horário: 18h30

Dia 17/05 – Entrega dos certificados do projeto Sala de Trânsito na Escola Municipal Antônio Rocha
Local: Estrada Fazenda dos Coqueiros, 55, distrito de Antônio Rocha
Horário: 10h

Dia 18/05 – Entrega dos certificados do projeto Sala de Trânsito na Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable e caminhada
Local: Praça Leopoldo Monteiro da Silva, RJ-143
Horário: 9h

Dia 20/05 – 2º Passeio Ciclístico de Educação no Trânsito
Local: Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, no Centro (Beira-Rio)
Horário: 8h

Dia 23/05 – Palestra de Segurança no Trânsito no Senai e Sesi
Local: Senai – Rua Senhor do Bonfim, 130, Bom Pastor
Sesi – Avenida Argemiro de Paula Coutinho, 2000, Centro
Horário: 9h e 19h