Advertisement

Vacinação contra influenza começa na terça-feira e imunizará 60 mil pessoas em Volta Redonda



Crianças, idosos, gestantes e deficientes são o público prioritário



Volta Redonda começará nesta terça-feira, dia 24, a campanha de vacinação contra influenza e a meta da secretaria municipal de Saúde é imunizar 90%  do público alvo (66.508 mil pessoas).



Os grupos que devem procurar as unidades de saúde são crianças de seis meses a quatro anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto). Também estão incluídos trabalhadores da área de saúde; professores; toda população indígena, a partir dos seis meses de idade; e indivíduos com 60 anos ou mais de idade.



Ainda devem se vacinar os portadores de algumas doenças crônicas não transmissíveis munidos da indicação médica. Estão incluídos casos de doença respiratória crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica; doenças intersticiais do pulmão; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; e doença neurológica crônica. Além do diabetes; imunossupressão; obesos grau III; transplantados; e portadores de trissomias – Sídrome de Down, Sídrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany.


Além desses, recebem a vacina adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.



Pacientes da Saúde Mental contra gripe nos CAPS



A Secretaria de Saúde de Volta Redonda terá ação para facilitar o acesso dos pacientes das unidades Saúde Mental à vacina contra gripe. Entre os cinco mil usuários do setor, mil fazem parte do público alvo da campanha. Para imunizar esse grupo, haverá uma agenda de vacinação específica para cada unidade.



De acordo com o coordenador do Programa de Saúde Mental de Volta Redonda, Sérgio Luiz, serão vacinados pacientes neurológicos crônicos, gestantes e puérperas. “Vamos estender a vacinação aos filhos dos usuários entre seis meses e quatro anos, que também fazem parte do grupo de risco”, afirmou.



Serão beneficiados os assistidos pelos três CAPS Adultos (CAPS Vila Esperança, CAPS Usina dos Sonhos e CAPS Sérgio Sibilio Fritsch, no Jardim Belvedere), pelo CAPS para crianças e adolescentes (CAPSi Viva Vida, na Vila Mury), pelo CAPS para usuários de álcool e outras drogas (CAPS AD). Além dos moradores das quatro residências terapêuticas do município.



A ação vai acontecer durante a Campanha de Vacinação Contra Influenza, entre os dias 24 de abril e 30 de maio, sendo o Dia D o dia 12 de maio. Para o público alvo em geral, as doses estarão disponíveis em todas as 44 unidades da Atenção Básica do Município e na Policlínica do Idoso, no Jardim Paraíba.



O coordenador do CAPS Sérgio Sibilio Fritsch, no Jardim Belvedere, Willian Augusto da Silva Aquino, aprova a ideia. “Temos muitos pacientes neurológicos crônicos, que fazem inclusive o tratamento clínico aqui no CAPS. Será muito bom eles não precisarem se deslocar até a Unidade Básica de Saúde para se vacinar”, falou.



O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que toda iniciativa que ajude ao município alcançar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é 90% do público alvo, cerca de 60 mil pessoas, imunizadas. “A ação do setor de Saúde Mental merece aplausos. E, além desta, os Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) farão busca ativa pelas gestantes e puérperas, grupo que historicamente não procura as unidades para se vacinar”, disse.



Para o prefeito do município, Samuca Silva, é importante buscar o público alvo da vacina contra gripe, investir na divulgação da campanha, já que o objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população. “A vacinação é uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações”, disse.