Advertisement

Volta Redonda começa campanha de vacinação contra febre amarela para toda a população alvo


Primeiro dia teve quase 20 mil pessoas atendidas

Nesta terça feira, primeiro dia de vacinação contra a Febre Amarela, em Volta Redonda, a prefeitura imunizou 19.240 pessoas. Apesar da grande procura, a população recebeu a garantia de que não faltarão vacinas na cidade para atender todo o público alvo da campanha.

São 110 mil doses da vacina, que estão sendo aplicadas em todos os postos de saúde do município. Além disso, a Prefeitura irá fazer a abertura das unidades para atendimento aos sábados, até a conclusão da campanha nacional, que se estenderá até o final de fevereiro.

A Coordenadora da Epidemiologia, Milene Souza, aproveitou para reafirmar que a reposição das doses da vacina em todas as 44 unidades da atenção básica está garantida. “Todas as unidades estão abastecidas e receberão novas doses para repor o estoque, conforme a procura, pois alguns postos têm mais usuários que outros”, disse a coordenadora, acrescentando que a recomendação é para cada morador procurar sua unidade de referência.

“Todos os bairros estão sendo atendidos pela sua respectiva UBSF. Acreditamos que, desta forma, vamos evitar as filas, pois cada unidade está preparada para atender o seu público”, completou o secretário.

O prefeito Samuca Silva, lembrou que o lote de 110 mil doses da vacina deve suprir a demanda inicial e que, caso necessário, o município irá receber mais doses. “Há um compromisso do Governo do Estado de enviar mais doses para imunizar a população”, disse Samuca, lembrando que, em 2017, cerca de 40 mil pessoas foram vacinadas. “Agora temos mais 110 mil doses. Estamos preparados para atingir a meta preconizada Ministério da Saúde, que é vacinar 95% da população”.

“Acertamos em antecipar a campanha, prevenindo nossa população. Não há motivo para pânico, estamos apenas pensando preventivamente”, acrescentou o prefeito Samuca.

Apos contabilizar os resultados deste primeiro dia de intensificação da campanha, os agentes de saúde, vão observar o atendimento na quarta-feira, dia 17, para definir novas estratégias para a campanha. “Já definimos a abertura de varias unidades aos sábados para atender à população”, afirmou a superintendente da Atenção Básica de Volta Redonda, Anna Carolina Guimarães.

Cristiane Sabença, que foi à unidade do Conforto, acompanha do filho. “Vim logo no primeiro dia para aproveitar o período que estou de férias ”, disse Cristiane. Ana Cristina Samartin e a filha Yasmin estiveram na unidade do Jardim Paraíba. “Esperamos pouco tempo  na fila, mas queríamos vacinar logo”, disse Yasmin.  

Quem deve ser vacinado
O público alvo da vacina é formado por pessoas de 9 meses de idade até os 59 anos. Os idosos, a partir dos 60 anos; os bebês entre seis e nove meses de idade; as gestantes; e os pacientes imuno deprimidos – em tratamento de câncer e contra o HIV, por exemplo, só serão vacinados munidos de documento com indicação médica.