Advertisement

Vice-prefeita de Barra Mansa participa de palestra sobre empoderamento das mulheres negras

Vice-prefeita de Barra Mansa participa de palestra sobre empoderamento das mulheres negras
                                                                     
Durante evento no CEI Vieira da Silva os visitantes poderão conferir diversas atrações especiais como oficina de turbantes, apresentações teatrais, danças, capoeira e mesa redonda

O Centro de Educação Integrada (CEI) Vieira da Silva em parceria com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial de Barra Mansa realiza na próxima sexta-feira, dia 10, a 2ª Mostra de Cultura Afro Brasileira como parte das comemorações pelo mês da Consciência Negra. O evento tem início às 18h30 e acontece no CEI situado à Rua Cristóvão Leal, 255, Centro. Entre as atrações, estão palestras, apresentações teatrais e de grupos de dança, oficina de turbantes e mesa-redonda sobre o tema. A entrada é gratuita e aberta ao público.
Os visitantes poderão conferir uma oficina de turbantes com a artesã Karine Negrita. Logo depois, haverá uma palestra com o tema “Empoderamento das mulheres negras” com a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima. Para ela, apesar dos avanços no tema, a luta por mais respeito e igualdade continua. “Temos que ter a consciência de que boa parte do desenvolvimento do país se deu por conta da mão de obra escravizada. E o homenageado da data, Zumbi dos Palmares, lutou até a morte pela nossa liberdade, e essa é uma luta diária que não podemos esquecer jamais”, afirmou.
A vice-prefeita destacou os avanços em políticas públicas que o governo tem feito desde o início do ano. “Através de uma união entre a Gerência de Igualdade Racial, Fundação Cultura e Secretaria de Educação temos criado projetos que incentivam o conhecimento sobre a história do nosso país através da temática afro. E um desses programas que tem dado certo é o Afro Saberes, que acontece em várias partes da cidade e estimula o debate sobre melhorias para a população negra discutindo sobre igualdade, respeito e luta contra o racismo”, completou Fátima Lima.
Após a palestra, haverá uma mesa redonda com diversos professores relatando suas experiências de sucesso no mercado de trabalho. O Centro Esportivo de Capoeira Quarto Crescente fará uma apresentação teatral com o tema “Samba e suas variantes”. Os alunos do CEI Vieira da Silva encenarão uma peça teatral com a temática da consciência negra. Para encerrar a noite haverá uma exposição dos trabalhos dos alunos e roda de capoeira.

Afro Saberes
O mês de novembro será marcado por uma temporada especial do projeto Afro Saberes que acontecerá todas as quintas-feiras do mês de novembro, a partir das 19 horas, na Estação das Artes, no Centro de Barra Mansa. Apresentações, mesa redonda e palestras compõem a programação. O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria do setor de Formação da Fundação Cultura Barra Mansa – FCBM em parceria com a Gerência de Promoção da Igualdade Racial. O Afro Saberes faz parte do Programa de Formação e Qualificação Cultural previsto no Sistema Municipal de Cultura - SMCBM Lei 4.602/2016.
O superintendente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, afirmou que o projeto se consolidou pelo debate da Consciência Negra como uma ação perene de conscientização e valorização da cultura afro. "Em fevereiro, quando o Afro Saberes nasceu, nosso objetivo era promover a difusão da cultura afro por meio da ampliação da voz e do conhecimento sobre a cultura negra em Barra Mansa. Hoje, conseguimos atingir nosso objetivo ampliando assim sua voz por meio dele e atingindo todas as idades", completou Marcelo Bravo.
Para a coordenadora do setor de Formação e Qualificação Cultural da FCBM, Alessandra Sudré, o projeto vem crescendo e conquistando espaço em Barra Mansa. "O Afro Saberes possui a seguinte linha de atuação: Valorização, interatividade, conhecimento, rede colaborativa e rede de aprendizagem. Uma forma de valorizar a cultura afro de forma interativa aproximando o conhecimento das pessoas, alunos, de forma que de fato faz diferença na aprendizagem por meio da dinâmica participativa”, destacou.


PROGRAMAÇÃO AFRO SABERES

09.11 | 19h - Estação das Artes
ABERTURA: Show com Naty Rios
Exposição Fotográfica: As Cores do Brasil - Renato Henrique
Mesa Redonda com Joel Valcir (Comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa; Graduado em Direito; Pastor formado em Teologia; Especialista em Segurança Pública formado pela Academia de Polícia do estado do Rio de Janeiro e Internacional; Especialista em Segurança de Grandes Eventos) e Walmiro Fabiano (Graduado em Engenharia da Computação e Mecatrônica; Especialista em Internet das Coisas e Projetos Gerenciais Tecnológicos)
Mediador: Marcelo Bravo - Superintendente da Fundação Cultura Barra Mansa

16.11 | 19h - Estação das Artes
ABERTURA: Estilista Karine Negrita
Mesa Redonda com Núcleo de Acessibilidade do UBM
Mediador: Marcelo Bravo - Superintendente da Fundação Cultura Barra Mansa

23.11 | 19h - Estação das Artes
ABERTURA: Desfile Afro Performático - Alunos C.E. Jandyra Reis
Mesa Redonda com Elaine By San (Empresária, Personal Stylist graduada em Ciências Sociais) e Ana Paula Araújo (Graduada em Letras e Literatura; Especialista Gestão e EAD - UFFRJ)
Mediador: Marcelo Bravo - Superintendente da Fundação Cultura Barra Mansa

28.11 | 19h - Biblioteca Adelaide Franco | Palácio Barão de Guapy
Contação de Histórias Afrianas. Oficinas de turbantes e tranças com estilista Karine Negrita
Presença dos alunos do Curso de Formaçã de Professores do Colégio Barbará

30.11 | 19h - Estação das Artes
Palestra com Jessé Andarilho - Escritor do Best Seller "FIEL".
Mediador: Marcelo Bravo - Superintendente da Fundação Cultura Barra Mansa