Advertisement

Projeto de lei do vereador Gustavo Gomes prevê isenção de cobrança de estacionamento para doadores de sangue

O vereador Gustavo Gomes (PTB) apresentou um projeto de lei que prevê isenção de cobrança de estacionamentos públicos e privados para doadores de sangue. Segundo a ementa, ficariam isentas da cobrança no município pessoas que forem doadoras de sangue em hospitais públicos e centros de coleta municipais.
Para o parlamentar, a iniciativa pretende estabelecer diretrizes para o Poder Executivo instituir e promover em sua política pública, a doação de sangue voluntária. “A doação de sangue é um dos gestos mais nobres de solidariedade com o próximo e quaisquer ações que visem incentivar medidas com o objetivo de melhorar o atendimento à saúde da população, humanizam e dignificam o indivíduo. Este projeto de lei tem por objetivo fomentar o maior número de doadores de sangue, com estímulos fiscais”, revelou Gustavo.
Ainda segundo o vereador, o projeto antevê um cadastro de doador. “Para realização do cadastro, o munícipe deverá preencher uma ficha de Doador de Sangue nos hospitais ou nos centros de coleta, sendo que uma via ficará no hospital e a outra com o doador para confecção da Credencial de Gratuidade de Estacionamento”, informou Gustavo, acrescentando que a credencial terá validade de um ano, podendo ser renovada.
O vereador ainda corroborou que o projeto contempla vagas dentro do município para os doares ocasionais. “Além da credencial para quem tem costume de doar frequentemente, o projeto fala da liberação de cerca de 20 vagas na cidade para os doares ocasionais, que doam sangue uma vez ou outra, muitas vezes em caso de emergência familiar. Neste caso, eles poderão estacionar nestas vagas específicas sem nenhum custo, bastando apresentar o comprovante que doou sangue”.
Para o projeto entrar em vigor, ainda precisa do parecer favorável da comissão responsável, da aprovação dos demais vereadores e da sanção do prefeito Rodrigo Drable (PMDB).