Escavadeira e caminhões fazem o trabalho de desassoreamento através do programa Limpa Rio, do Inea; 12 caminhões de entulhos já foram retirados; serviços serão realizados até a segunda semana de outubro

A dragagem, limpeza e o desassoreamento do Córrego das Laranjeiras, no bairro Vista Alegre, em Barra Mansa, seguem em ritmo intenso. Desde o dia 5 deste mês, máquinas cedidas através de parceria entre a prefeitura e o Inea (instituto Estadual do Ambiente) estão fazendo a retirada do lixo e de resíduos, para melhorar o escoamento e aumentar a calha do córrego, com o objetivo de evitar ou minimizar as enchentes. O trabalho está sendo feito através do Programa Limpa Rio, do Inea.

Acompanhado de perto pelo Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), o serviço tem previsão de encerramento na segunda semana de outubro, segundo Jackson Rabelo, coordenador de Resíduos Sólidos da autarquia. “Acreditamos que até o dia 10 de outubro, no máximo, a limpeza esteja completa. Já retiramos 12 caminhões de entulhos, lodo e terra podre, totalizando aproximadamente 96m³ de resíduos, que já possibilitou o aumento do fluxo de água no córrego”, disse o coordenador.

Jackson disse ainda que os moradores do bairro Vista Alegre têm sofrido com o alagamento do córrego devido ao acúmulo de lixo e proliferação de mosquitos e pediu à população que não jogue lixo no córrego.

“Já notificamos algumas pessoas por poluírem o local, isso é crime ambiental, com multa e até prisão para quem for pego em flagrante. O caminhão de lixo passa três vezes por semana, não há necessidade de prejudicar o próprio bairro. Com acúmulo de resíduos no córrego, a probabilidade de enchente é maior. Quem tiver dúvidas em relação ao que fazer com o lixo pode entrar em contato com o Saae, através do 3322-6195”, completou.

Programa Limpa Rio – Realizado pelo Inea, o Programa Limpa Rio tem como objetivo a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o estado. As demandas de intervenção do instituto são identificadas a partir de requerimentos das prefeituras locais, associações de moradores, representantes da comunidade ou por requerimentos à ouvidoria do Inea.

Em Barra Mansa, o programa foi realizado no mês de abril no distrito de Amparo. Na ocasião, o trabalho de limpeza se estendeu por aproximadamente quatro quilômetros do Rio Turvo.