Advertisement

Drable se reúne com Pansera e Comte para discutir Parque Tecnológico


Prefeitura irá utilizar as dependências da Faetec para iniciar captação dos investidores 

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, recebeu em seu gabinete nesta sexta-feira, 22, investidores e representantes estaduais e federais para debaterem sobre o retorno do Parque Tecnológico na cidade. Estiveram presentes na reunião a vice-prefeita, Fátima Lima, representantes da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) e da Faeterj (Faculdade de Educação Tecnológica), o Deputado Federal Celso Pansera, o Deputado Estadual Comte Bittencourt e o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Borges e vereadores.
Segundo o prefeito Rodrigo Drable, para iniciar a parte de captação de investidores serão utilizadas as instalações da Faetec, no bairro Barbará. “Iremos utilizar uma estrutura que hoje está ociosa, para iniciar esse sonho que não é de Barra Mansa, é do Sul Fluminense. A ideia foi pensada há muito tempo, mas não saiu do papel. Agora estamos confiantes que com a parceria desses investidores preparados e que querem deixar um legado de desenvolvimento na região tem tudo para dar certo”, declarou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Agnaldo Raymundo, o objetivo do parque tecnológico é retomar o protagonismo da cidade na área de tecnologia dando vez aos inovadores. “Nossa ideia é levar para o parque a criação de startups, incubadoras de empresas. Reunir pessoas que queiram investir em inovação”, comentou.
Agnaldo disse ainda que o próximo passo é formalizar legalmente a intenção de criação do parque tecnológico. “Nós vamos assinar no dia 2 de outubro o protocolo de intenção. Após a assinatura, a lei de incentivo ao parque que foi criada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico será levada à Câmara de Vereadores. Para captar mais recursos, será criado um Fundo Municipal de Tecnologia”, concluiu.
O Presidente da Câmara Municipal de Barra Mansa, Marcelo Borges, se colocou à disposição para que a lei seja aprovada o mais rápido possível. “Eu tenho certeza que não é um desejo só meu, mas de todos os vereadores para que a cidade volte a se desenvolver e seja um modelo para a região”, afirmou.
O deputado federal Celso Pansera parabenizou o prefeito de Barra Mansa e toda sua equipe pela iniciativa de resgatar o projeto. “É muito bom saber que a cidade está se preparando e se adaptando às leis. O próximo passo é buscar parcerias e projetos para que o sonho se torne realidade”. 
O deputado estadual Comte Bittencourt afirmou que a parceria entre o governo estadual e municipal é muito importante. “Mesmo com a crise no Estado do Rio de Janeiro, fico feliz em saber que essa safra de novos prefeitos fluminenses está buscando não se estagnar. Tenho certeza que será uma parceria positiva e de grande valia não deixar nossas instituições subaproveitadas como estava a Faetec”.
Para o professor Alexandre Habib, representando a Associação de Doutores de Universidades do Sul Fluminense, o parque tecnológico influenciará na qualificação das pessoas. “A nossa associação é formada por 36 pesquisadores tecnológicos que buscam participar de editais para estruturação dos parques em todo o país. Nosso objetivo é incentivar a procura por atrações e capacitação no ramo tecnológico”, finalizou.