Advertisement

Doença do Alzheimer é tema de Workshop em Volta Redonda


Evento marcou o Dia Mundial do Alzheimer

Investir na política do cuidar, principalmente, no cuidado com o idoso é uma característica do governo municipal. A afirmação é do prefeito Samuca Silva e justifica a realização do II Workshop de Alzheimer, realizado na tarde desta quinta-feira, dia 21, pela Secretaria de Ação Comunitária de Volta Redonda, no Centro Dia Synval Santos. “Nós oferecemos seis oficinas para profissionais da Saúde e Assistência Social, além de toda sociedade, principalmente para os familiares de portadores do Alzheimer. Procuramos a população e oferecemos o apoio”, disse o prefeito.

O evento com o tema ‘O trabalho multidisciplinar na assistência social’ marcou o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Foram realizadas seis oficinas com objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente: Atividade física para o estímulo da percepção corporal, com profissional de educação física; Prevenção de quedas, com fisioterapeuta; Importância da comunicação para interação com a sociedade, com psicólogo; Oficina cuidar de quem cuida, com assistente social e enfermeiro; e Cuidado com a saúde bucal, com dentista.

O prefeito Samuca Silva visitou todas as salas para aconselhar que todos aproveitassem bem o conhecimento a ser passado pelos profissionais. Além disso, afirmou que encontros como esse podem promover políticas públicas eficientes com a participação da população. “Vocês estão aqui para ouvir, colaborar e criticar. E nós estamos com a disposição para avançar”, enfatizou.

O vice-prefeito Maycon Abrantes, que está à frente da secretaria de Ação Comunitária do município, acredita que o workshop vai ajudar as pessoas a entender o problema e divulgar o Alzheimer, além de promover a troca de experiências entre pessoas que já convivem com a doença. “O trabalho feito no Centro Dia Synval Santos é único na América Latina”, lembrou.

A dona de casa Natalina Batista, por exemplo, foi ao evento para adquirir mais conhecimento para facilitar o cuidado com a mãe dela, que tem Alzheimer. “Mas acho que tenho muita experiência para passar também. Minha mãe já foi atendida aqui, mas hoje está acamada”, afirmou. Já a aposentada Márcia Juçara Delgado dos Reis participa de um grupo de apoio a familiares de portadores do Alzheimer, apesar de não ter caso na família. “Serei uma multiplicadora de informações”. Hugo Eduardo, que mora no Canadá e passará alguns meses no Brasil, aproveitou a oportunidade para aprender a se comunicar melhor com a avó, que tem a doença.

Centro Dia Synval Santos

“Fortalecer os vínculos familiares que se encontram fragilizados e garantir o direito à convivência social e comunitária do idoso com Alzheimer é o principal objetivo do Centro Dia Synval Santos”, disse o coordenador Vitor Freitas. O local, que atualmente assiste 56 idosos com Alzheimer, com atendimento duas vezes por semana, funciona das 7h às 16h e oferece todas as refeições do dia. Também há acompanhamento familiar individual e reunião em grupo uma vez por mês.

Os idosos são assistidos por equipe multiprofissional que inclui assistente social, fisioterapeuta, educador físico, psicólogo e nutricionista. O caminho para ser atendido no centro passa pelas unidades da Atenção Básica da Saúde, que encaminha o usuário para a Policlínica do Idoso e, caso seja constatado o Alzheimer em estágio intermediário, passa para o Synval Santos. “A partir daí há uma avaliação social para disponibilizar a vaga”, explicou Vitor.