Estudantes de Barra Mansa participam de encontro no Parque Municipal de Saudade, onde são conscientizados sobre os benefícios da natureza

Em alusão ao Dia da Árvore – celebrado todo dia 21 de setembro, cerca de 40 alunos do 9º do Colégio Municipal Washington Luiz participaram nesta quinta-feira, 21, de um evento no Parque Municipal de Saudade, onde plantaram dez mudas de árvores e foram conscientizados em relação ao meio ambiente e seus benefícios. O encontro foi acompanhado pela diretora da escola, Gessika Belan, pelo gerente de reflorestamento, Ricardo Turbay e pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Cláudio Cruz.

Durante a visita ao parque, os estudantes fizeram uma tour pelo local, conhecendo as espécies de árvores plantadas no local. Para o secretário, o encontro é importante para trabalhar a consciência ambiental dos jovens. “Creio que eles já tenham uma consciência, sabem o que é certo e o que é errado, mas temos que trabalhar a sensibilidade deles. Essa sensibilidade é atingida com esse plantio, pois despertam o lado da natureza delas”, comentou Cláudio Cruz.

Segundo a diretora, os alunos receberam o convite com muita alegria. “Eles vieram conhecer o parque e precisam fazer a parte deles em relação ao meio ambiente, para que os filhos e netos também tenham tal vivência. Precisam se conscientizar sobre as espécies e entender a importância da natureza tanto para vida quanto para a saúde deles”, destacou Gessika.

A estudante Gabrielle Pereira Dias, de 17 anos, plantou uma das mudas no Parque de Saudade e comentou sobre a necessidade de participar de ações positivas em relação ao meio ambiente. “Como estamos ainda na escola, temos que ter esse tipo de ensinamento e de estudo com a natureza, pois é nossa obrigação aprender a conviver com o meio ambiente. Essa conscientização com a natureza tem que começar o quanto antes”, explicou Gabrielle.

“Meio ambiente em equilíbrio favorece a todos”, diz gerente de reflorestamento

Acompanhando os alunos e a diretora do colégio, o gerente de reflorestamento, Ricardo Turbay, destacou a importância de fazer com que o Dia da Árvore seja lembrado. “O Parque de Saudade é uma unidade de conservação e trouxemos mudas nativas da Mata Atlântica junto ao colégio para fazer o plantio, conscientizando os alunos em relação ao meio ambiente. Queremos mostrar que a natureza em equilíbrio favorece a todos, dando água, oxigênio e alimento de qualidade”, enfatizou Ricardo.

No total, dez mudas foram plantadas durante a visita dos estudantes ao Parque de Saudade: dois ipês-rosa, um ipê-roxo, um ipê-amarelo, duas paineiras rosa, dois jacarandás-mimoso, um imbiruçu e um pau-formiga.