Advertisement

PROJETO DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES QUER POTENCIALIZAR ATRATIVOS DA REGIÃO



Iniciativa foi apresentada ao trade local durante workshop realizado pelo Sebrae, na Câmara dos Dirigentes Lojistas

Cerca de 40 empresários do trade turístico, que atuam nas regiões de Resende e Itatiaia, como Serrinha, Capelinha, Visconde de Mauá e Penedo, conheceram nesta quinta-feira, dia 17, as principais vantagens e possibilidades do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, desenvolvido pelo Sebrae, e que prevê o uso da tecnologia como ferramenta de potencialização do setor turístico na região.

Durante a explanação do projeto, realizada na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Resende, também foram apresentados aos empresários dois aplicativos desenvolvidos pelo Sebrae que abordam o potencial turístico da região: o Tour da Experiência, focado na história dos atrativos, e o Tour Embaixadores do Parque, que destaca o potencial turístico do Parque Nacional do Itatiaia.

Ao apresentar o projeto, que promete inovar as relações entre o visitante e o destino turístico escolhido, o consultor do Sebrae Flávio Gueiros lembrou que o turista atual está cada vez mais conectado e utilizando a tecnologia para buscar informações e interatividade na hora de escolher seu destino.

- Hoje ninguém sai de casa sem saber como é o lugar para onde está se dirigindo, o que ele oferece, quais os atrativos naturais podem ser explorados e como são as acomodações do hotel ou pousada onde pretende se hospedar. Mas o visitante não quer mais obter essas informações por textos ou fotos, ele quer interagir, vivenciar esta experiência de forma antecipada, ouvir testemunhais, e isso só pode ser feito através da tecnologia. E é exatamente isso que o projeto Destinos Turísticos Inteligentes possibilita – explicou. 

Para alcançar este nível de interatividade, segundo Gueiros, o projeto desenvolve plataformas com todas as informações sobre os destinos turísticos, além de aplicativos, QR Codes, entre muitas outras ferramentas tecnológicas que vão permitir que o visitante possa ter uma “experiência de bem estar e acolhimento”, antes mesmo de visitar o atrativo.

De acordo com o consultor, a primeira etapa para a implementação do Destinos Turísticos Inteligentes na região foi o desenvolvimento dos dois aplicativos apresentados hoje aos empresários. Já a partir de agora serão realizadas as oficinas de trabalho nas quais serão levantadas as necessidades locais visando à implantação efetiva do projeto. A primeira oficina, que dará início ao Plano de Trabalho Cooperado, está marcada para o dia 19 de setembro.