Advertisement

Ótica da Cidadania muda sistema de atendimento ao usuário


Data e horário para solicitar a confecção dos óculos serão agendados pelas unidades da Atenção Básica

A nova gestão da Secretaria de Saúde de Volta Redonda determinou nesta quarta-feira, dia 30, mudança no sistema de atendimento da Ótica Municipal Padre Ernesto Lamim.  A partir da próxima segunda-feira, dia 04, o dia e horário para comparecer à ótica com o pedido para confecção dos óculos serão agendados pelas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família.

“Pelo novo sistema, o usuário sai da consulta com o oftalmologista e retorna a unidade da Atenção Básica de sua referência para entregar o pedido dos óculos e marcar a visita à ótica municipal”, explicou o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, acrescentando que a marcação será feita pelo Sisreg (Sistema Nacional de Regulação), obedecendo prioridades. “Estamos implantando essa nova forma de marcação para melhor servir à população”, acrescentou o secretário.

O objetivo é facilitar o acesso ao usuário, que poderá procurar a unidade de saúde mais próxima de casa. Os funcionários da Atenção Básica já estão aptos a orientar os pacientes sobre os novos procedimentos. O prefeito Samuca Silva disse que a Saúde, em todos os seus seguimentos, tem prioridade em seu governo. “Estamos a cada dia conseguindo melhorar o atendimento na área da Saúde em Volta Redonda. Neste caso, dos óculos gratuitos, pedi ao secretário Alfredo que desse prioridade. Tenho certeza que com a ação, o cidadão terá um atendimento ainda melhor”, comentou Samuca.  

Tem direito aos óculos gratuitos os aposentados, pensionistas e pessoas com auxilio doença do INSS mediante apresentação de comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos, comprovante de residência em Volta Redonda; os estudantes das redes públicas Municipal e Estadual com declaração escolar; além de deficientes com comprovante de residência no município. Todos devem ter o Cartão SUS.

“Só serão fornecidos óculos para pacientes com receituário da rede pública e a cada dois anos, salvo em condições específicas, como alteração comprovada da lente, quebra de lente ou armação, declaração médica e outras descritas pela equipe da unidade de saúde”, detalhou Alfredo.

Ele garantiu também que os usuários que já deram entrada para confecção dos óculos antes da mudança e estão dentro dos critérios necessários para o atendimento vão receber o produto. “Temos material em estoque para atender aos usuários da rede até o final do ano”, garantiu o secretário.