A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, promoveu nesta quinta-feira (17), no  Centro de Referência em Assistência Social (CRAS-Centro), uma palestra sobre “Arte e Cultura” para os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Ministrada pela artista plástico e Assessor Especial de Cultura, Rafael Fioratto, a palestra foi organizada pelos orientadores do SCFV e faz parte da orientação social semanal em que os jovens escolhem um tema para ser trabalhado.

De acordo com o orientador social, Artur Efigênio, a parceria com a Assessoria Especial de Cultura agrega valor ao trabalho realizado com os jovens.

- Foi muito interessante a participação dos adolescentes, afinal eles escolheram o tema e nós percebemos o quanto eles se identificam com atividades como teatro e dança. O objetivo principal foi despertar neles o interesse por atividades culturais e a ideia é continuar esse bate-papo na Casa da Cultura da cidade. Convidamos o Rafael, pois ele é um artista da cidade e que mostra que é possível viver profissionalmente dentro do segmento artístico – destacou Artur. 

Segundo o artista plástico, a ideia foi trabalhar dentro da palestra como as pessoas podem viver e iniciar uma carreira dentro do universo artístico cultural.

 - Foi um momento de bate-papo em que pude compartilhar com eles minha experiência de vida com a arte dentro de nosso município. Fizemos um momento de explicação sobre artesanato e falamos como as pessoas podem se transformar em profissionais dentro do universo artístico cultural. Eu comecei no teatro e depois iniciei as atividades de pintura, fiz faculdade e hoje em dia vivo daquilo que muitos acham que não dá futuro. Esse foi o ponto essencial, mostrar que viver de arte não é apenas um sonho – explicou Rafael Fioratto.

Serviço de Fortalecimento de Vínculos

O programa, coordenado pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS - Centro), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, atende atualmente com cursos e oficinas gratuitas cerca de 200 jovens entre 10 e 18 anos.

No município o Serviço conta com oficinas de teatro, cinema, kung fu, plantio de horta, noções de informática, aulas de futsal, handebol e um trabalho de orientação social, por meio de palestras, encontros e bate papo com psicólogos e assistentes sociais.

Os encontros, que reúnem adolescentes de todos os bairros, acontecem de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h e no sábado de 8h ao meio-dia, no salão da sede do Centro de Convivência do Idoso, no bairro Vila Odete.