Advertisement

I Festival Internacional de Música de Barra Mansa tem sábado recheado de apresentações


Apresentações simultâneas em diversos pontos prometem levar música de qualidade aos quatro cantos do município; Banda Marcial também se apresenta neste sábado

O I Festival Internacional de Música de Barra Mansa terá o sábado repleto de apresentações. Chegando ao sexto dia de evento, a população poderá assistir a diversas apresentações, concertos e desfiles pela cidade, das 10 às 18 horas. As apresentações vão se estender também para o município do Rio de Janeiro, onde o AriannaStringQuartet fará um concerto, às 20 horas, na Sala Cecília Meireles. No domingo, o festival continua com o concerto da Orquestra de Jazz, às 10 horas, no Corredor Cultural.

A programação se inicia com os grupos de Quartetos, Quintetos, Camerata de Alunos e Drum Latas, formados no projeto Música nas Escolas, que farão concertos públicos às 10 horas nos bairros Centro, Boa Vista, Vista Alegre, Boa Sorte, Ano Bom, Floriano e Colônia. Logo após, às 11h30min, a Banda Marcial vai desfilar e se apresentar na Praça da Matriz. Durante a noite, às 18 horas, o grupo de Ginástica Rítmica se apresentará no Salão Nobre do Instituto Cultural Municipal.

Segundo o presidente da Associação da Orquestra Sinfônica do município, Alexandre Martins, o festival além de proporcionar cultura e lazer para a população, faz com que as pessoas conheçam mais o Música nas Escolas e os seus grupos. “Queremos mostrar para a população da cidade e região o quão grandioso é o Projeto Música nas Escolas e o quanto podemos fazer com pequenos esforços”, afirmou Alexandre.

O projeto atende 22 mil alunos por ano, em 65 unidades escolares, dois centros de referência em educação especial e oito Centros de Reabilitação de Assistência Social (Cras). Proporcionando grandes melhorias nos índices escolares dos alunos e redução no tempo ocioso e na violência entre alunos, o Música nas Escolas atua como grande formador cultural no município.

E para fechar o sexto dia de festival, o Quarteto AriannaString, que foi formado em 1992 e se estabeleceu como um dos melhores grupos de câmera da América do Norte, se apresenta na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, às 20 horas. O quarteto já gravou para a Albany Records, Urtext Digital Classics e atualmente, segue com um contrato vitalício com a Centaur Records. As gravações do grupo incluem quartetos de Beethoven e os quartetos de LeosJanacék, álbum aclamado pela crítica especializada.Comemorando 25 anos de carreira em 2017, além das apresentações no I Festival Internacional de Música de Barra Mansa, o quarteto mantém seu próprio festival em St. Louis, no estado do Missouri, nos Estados Unidos.

O diretor geral do festival, maestro Vantoil de Souza destacou a importância da presença de músicos internacionais no evento e o desejo de transformar a região em pólo de formação de músicos. “Esse intercâmbio com grandes artistas e diversas culturas está sendo muito importante para nossos jovens do Projeto Música Nas Escolas. Queremos criar um ambiente cultural em Barra Mansa, transformando a cidade em um grande centro musical do país”, garantiu Vantoil.

Sobre o Festival Internacional de Música de Barra Mansa - O festival é organizado pela prefeitura de Barra Mansa, em conjunto com a Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e acontece até o dia 29 de julho em vários locais da cidade.  O evento conta com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Informação, SESC, Colégio Verbo Divino, Transporte Generoso e Colitur.