Advertisement

Secretaria de Educação de Volta Redonda realiza projeto voltado para alunos com deficiência visual


Objetivo é abrir novos canais de comunicação entre os
deficientes visuais e os videntes


A secretaria de Educação de Volta Redonda realizou na manhã desta quinta-feira, dia 29, um encontro entre os alunos da Escola Municipal Especializada Dr. Hilton Rocha e os fotógrafos envolvidos no projeto Além da Visão – Fotografando – “Temos Muito a Mostrar com a Imaginação e o Ouvido”. A ação, idealizada pela diretora da escola, é uma parceria da secretaria municipal com a Associação de Fotógrafos e Videomakers profissionais de Volta Redonda, e consiste em ensinar fotografia aos alunos com deficiência visual e baixa visão.

De acordo com a diretora da escola e idealizadora do projeto, Vera Lúcia Ferreira Cruz, o objetivo geral é abrir novos canais de comunicação para os alunos. “Nosso objetivo é abrir os horizontes dos alunos por meio de canais de comunicação entre as pessoas com a deficiência visual e o público vidente, estimulando a reflexão, a imaginação e a participação dos envolvidos no projeto, para ampliar a visão de mundo dos estudantes”. 

A intenção do fotógrafo Antonio Calino é promover uma relação de padrinho e afilhado com os alunos. “Cada padrinho vai fazer o contato com seu afilhado para combinar disponibilidade e ver a melhor forma de trabalharem como uma equipe”, explicou.

Bruno Marcondes Guimarães, que é professor responsável pelo projeto na escola e também é deficiente visual, falou sobre os desafios que os alunos vão ter. “É um desafio porque para quem não enxerga, a percepção é diferente. É um projeto de inclusão através da arte. É trazer a autoestima de volta para essas pessoas. Tirar o paradigma que a sociedade tem a respeito da deficiência visual. Mostrar que somos todos iguais”, comentou.

“Tenho certeza que todos vão curtir muito desenvolver esse projeto. Vai ser um desafio para nós também, porque temos que estudar a melhor forma de ensinar os alunos”, disse a fotógrafa Lidiane Camillo. O também fotógrafo Wallace Feitosa afirmou que a fotografia se trata de sensibilidade. “Cada um de vocês tem uma história de vida que pode ser usada para a fotografia. Com o tempo, vocês vão entender o que é a fotografia. A gente está abraçando muito essa causa”, disse aos estudantes.

“Achei ótima a iniciativa da diretora Vera. É um projeto muito interessante, nada é impossível quando nós acreditamos nos nossos sonhos. Eu quero dar incentivo para as diretoras das unidades escolares criarem novos projetos”, disse a secretária de Educação de Volta Redonda, Rita de Cassia Andrade.  As aulas de fotografia serão, inicialmente, semanais. A previsão é que no mês de setembro seja realizada uma exposição para mostrar as fotografias feitas durante o projeto.