Advertisement

Volta Redonda promove ações em alusão ao Maio Amarelo

Volta Redonda promove ações em alusão ao Maio Amarelo
Movimento visa chamar a atenção da sociedade para o grande número de acidentes de trânsito

Alunos do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Profª. Themis de Almeida Vieira aproveitaram a manhã desta segunda-feira, dia 29, para conscientizar motoristas sobre os acidentes de trânsito, como parte da campanha Maio Amarelo – movimento que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação aconteceu na Rua 4, no bairro conforto, em frente à Escola Municipal Profª Antonietta Motta Bastos, e contou com a participação de equipes da Suser (Superintendência de Serviços Rodoviários de Volta Redonda) e da Guarda Municipal.

A estudante Stefany Moreira Stelet, de 15 anos, cursa o 9º ano do Ensino Fundamental e participou da entrega de material informativo e orientação aos motoristas que trafegavam pela via. “Acho importante conscientizar porque muitos motoristas andam distraídos e esquecem o básico, que é parar na faixa de pedestres. Tem que tomar muito cuidado e essa campanha ajuda a alertar eles, para que eles relembrem”.

O motorista Ronaldo da Silva, de 56 anos e que trabalha na CSN, recebeu o material informativo e elogiou a campanha educativa. “Primeira vez que estou vendo esse movimento do Maio Amarelo. Muito importante, segurança em primeiro lugar, bacana. É bom para todo mundo”. Os elogios também vieram do motociclista Climério de Oliveira, de 53 anos, que é aposentado e disse nunca ter sofrido acidente de trânsito. “Não pode só multar, a conscientização é a melhor coisa que tem e é válida também”.

De acordo com a Guarda Municipal, Volta Redonda registrou cerca de 1,2 mil acidentes de trânsito, no período de janeiro ao dia 26 de maio deste ano. A adesão à campanha Maio Amarelo foi pensada com o objetivo de reduzir esses números o máximo possível, conforme explica o gerente de operações da Suser, João Veloso. “O Maio Amarelo é um projeto mundial e Volta Redonda entrou no contexto. A cidade está apta a defender um trânsito melhor para a sociedade”, explicou João Veloso, acrescentando que a campanha contou ainda com uma ação similar no período da tarde em frente ao Colégio Themis de Oliveira.

MAIO AMARELO – O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.