Desenvolvimento do aprendizado na primeira infância é tema de palestra em Barra Mansa
Regina Shudo aborda a importância do trabalho realizado pelo professor na Educação Infantil e destaca o reflexo do aprendizado na vida adulta

A Secretaria de Educação de Barra Mansa promoveu nesta terça-feira, dia 9, a capacitação de aproximadamente 300 professores e orientadores educacionais. No auditório da CDL (Clube de Dirigentes Lojistas) do município, eles se reuniram em duas turmas, no período da manhã e da tarde, para assistirem a palestra da pedagoga Regina Shudo. O tema abordado no encontro foi “A Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil”.
Além dos professores e orientadores educacionais, participaram do encontro a vice-prefeita Fátima Lima, a secretária de Educação, Flávia Sampaio, o subsecretário de Educação, Ricardo Rosas, a coordenadora da Educação Infantil, Tatiana Celebrim, e outros funcionários do setor.
A vice-prefeita Fátima Lima, representando o prefeito Rodrigo Drable, disse que a capacitação de profissionais da Educação é mais um compromisso assumido e realizado pelo prefeito, e considera de extrema importância trabalhar a consciência de cidadania a partir da infância.
“O compromisso do governo municipal é fazer com que a nossa educação caminhe. Não queremos melhorar só a qualidade dos índices, mas também passar para os pequenos a consciência de ser cidadão. A proposta do prefeito é fazer com que nossa educação tenha mais qualidade, e estamos caminhando para isso”, afirmou.
Para a secretária de Educação, Flávia Sampaio, essa capacitação será de extrema importância para agregar conhecimento e experiência para os professores. “É uma excelente oportunidade para cada profissional absorver tudo o que for compartilhado aqui e, principalmente, levar isso para as nossas crianças”, disse.
Para Regina Shudo, poder desenvolver seu trabalho no município coloca em prática seu objetivo de trabalhar o futuro, começando pelas crianças que estão hoje em sala de aula, fazendo com que os profissionais tenham consciência do impacto do desenvolvimento da primeira infância no aprendizado.
“Tudo que a gente fizer ou deixar de fazer por elas durante a infância, vai refletir na vida adulta. Por isso é tão importante repensarmos a forma que estamos trabalhando e ter a consciência de que a educação é um dos fatores que mais influenciam o bem estar das pessoas ao longo da vida. Só assim, começando na base, vamos melhorar a educação no país”, destacou.