Advertisement

Barra Mansa chama crianças e gestantes para vacinar contra a gripe

Barra Mansa chama crianças e gestantes para vacinar contra a gripe
Balanço registra que apenas 36% da população de gestantes foram vacinadas e crianças atingiram apenas 40% da meta
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa faz um alerta à população, chamando crianças e gestantes para se vacinarem contra a Influenza. A campanha começou no mês de abril e termina no próximo dia 26, mas o percentual de gestantes vacinadas até agora  foi pouco mais de 36% da meta. E a cobertura em crianças de 6 meses a 5 anos, é pouco maior que 40%, não atingindo os 80% da meta de vacinação. A campanha termina na próxima sexta-feira, dia 26, e está disponível em todos os postos de saúde, diariamente, das 8h às 17h.
De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização do município, Marlene Fialho, é muito importante que esses dois grupos procurem os postos de saúde e tomem a vacina, pois registraram um índice muito baixo de vacinação durante a campanha, que começou no mês passado.
“Atingimos nossa meta apenas com idosos e profissionais da saúde. Crianças e gestantes tiveram um índice muito baixo de procura, com as gestantes não atingimos nem metade do número previsto”, lamentou.
Marlene fez um apelo, lembrando às gestantes sobre a importância da vacina, tanto pra ela quanto para o bebê. “As mulheres grávidas devem levar em conta que, além de se protegerem, elas protegem também o bebê contra infecções respiratórias que o vírus da Influenza pode causar”, destacou.
Em relação às crianças, Marlene lembra que a vacina é importante porque o sistema imunológico ainda está em formação e o corpo ainda não possui tantas ferramentas para se defender contra o vírus. “Por esse mesmo motivo, a criança tende a ter mais complicações causadas pela gripe, como por exemplo, a pneumonia. É importante a conscientização pela vacina”, disse.
Marlene destacou ainda que o grupo de vacinação definido pelo Ministério da Saúde contemplou cerca de 47 mil pessoas e a meta da secretaria era vacinar 80% desse total, mas apenas 69% foram vacinados.  “Nossa expectativa era vacinar mais de 36 mil pessoas e vacinamos pouco mais de 25 mil”, afirmou.

BALANÇO DA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA:

CRIANÇAS DE 6 A 5 ANOS 
População: 9.942
Vacinadas: 4.019
Cobertura: 40,42%

CRIANÇAS DE 6 A 5 ANOS 
População: 9.942
Vacinadas: 4.019
Cobertura: 40,42%

TRABALHADORES DA SAÚDE
População: 2.837
Vacinados: 2.334
Cobertura: 82,27%

IDOSOS
População: 21.872
Vacinados: 18.042
Cobertura: 82,49%