Advertisement

Hospital do Retiro realiza Mutirão para Cirurgias de Cataratas


162 pessoas já estão enxergando a vida com um novo olhar; expectativa é zerar a fila de espera até o final do ano  

Há um ano e três meses, a aposentada Vilma Célia Queiroz, de 62 anos, aguardava pela a cirurgia de catarata. A espera só teve fim após o início do Mutirão da Saúde e no último sábado, dia 25, dona Vilma pode voltar a enxergar o mundo de forma melhor.
 “Esse foi meu presente de aniversário, que será no dia 5 de abril. O atendimento foi nota mil. Antes da cirurgia minha pressão subiu, mas o médico anestesista me tratou com muito carinho, o que contribuiu para que a cirurgia pudesse ser realizada. A minha catarata era muito antiga, mas deu tudo certo”, comemorou a aposentada.
Enxergar a vida com outro olhar, com mais clareza e com mais saúde é sensação de outros 161 pacientes que já passaram pela cirurgia de catarata, realizada no Hospital Municipal Munir Rafful (Hospital do Retiro). Desde o dia 3 de fevereiro o hospital implantou o Mutirão de Cirurgias de Cataratas, com o objetivo de acabar com a fila de espera. Quatro médicos oftalmologistas e uma equipe de enfermagem se revezam durante as cirurgias que ocorrem todos os dias, inclusive aos sábados, quando o volume de intervenções chega a 20 pacientes.
O aposentado Edson Ferreira dos Santos, de 69 anos, também fez a cirurgia de catarata no último sábado, dia 25. Ele não poupou elogios para o tratamento que recebeu. “Eu fui muito bem tratado no hospital, a equipe de enfermagem e a doutora que fez a cirurgia foram muito atenciosas comigo e com os outros pacientes. Agora eu tenho que fazer minha parte; tenho que pingar o colírio na hora certa, não posso abaixar a cabeça e tenho que voltar pra revisão. Minha cirurgia foi excelente, todos que me atenderam estão de parabéns”, disse Edson.
Para realizar as cirurgias de cataratas e também outras cirurgias, o Hospital do Retiro implantou um equipamento de última geração no centro cirúrgico. “Para melhorar o atendimento à população nós instalamos um novo microscópio oftálmico no centro cirúrgico e também realizamos uma grande manutenção preventiva. Nós já estamos realizando uma manutenção no equipamento antigo e, em breve, vamos poder utilizá-lo em outra sala de cirurgia”, destacou o diretor médico do hospital, Caio Larcher.
“É muito importante garantir a qualidade da saúde da população de Volta Redonda. Por isso, a secretaria municipal de Saúde implantou esse Mutirão de cirurgia de catarata no Hospital do Retiro. Ainda há algumas pessoas aguardando por esta cirurgia e nós esperamos poder atender a todos até o final do ano”, destacou a secretária municipal de Saúde, Márcia Cury.