Advertisement

Empresários de BM recebem orientações para evitar problemas trabalhistas na empresa



Nenhum empresário está livre de uma ação trabalhista, até mesmo quando atua dentro da lei. Para evitar uma dor de cabeça após ocorrer o desligamento de um funcionário, é importante tomar alguns cuidados antes mesmo da contratação. O alerta é do advogado trabalhista Sidney Espírito Santo Junior. Ele, que também é consultor do Sebrae RJ, ministrou uma palestra na noite da última terça-feira, dia 13, no Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) de Barra Mansa, realizada pelo sindicato em parceria com o Sebrae RJ.

De acordo com Sidney, a principal causa de ações na área trabalhista é a falta da assinatura da Carteira de Trabalho. “Até mesmo no período de experiência a carteira é fundamental, basta assiná-la com contrato de experiência. O que não pode é ficar sem assiná-la”, destacou. Além das ações trabalhistas com pedido de vínculo, as de hora extra, inclusive de trabalhar no horário do almoço, são as mais comuns. “É muito importante ter um controle da frequência do trabalhador”, frisou.

Segundo o advogado, a lei prevê que o registro do ponto é obrigatório para as empresas que têm mais de dez empregados. “Mas recomendo que, até quem tem menos funcionários, faça o registro da frequência. É uma forma de controlar e provar a ausência em excesso ou hora extraordinária”, ressaltou. No entanto, ele salienta que o registro deve ser “real”: “Não pode ser britânico, por exemplo, todos os dias a entrada às 8h e saída às 18h. Porque nesses casos, o ponto não é aceito para efeito judicial”. Sidney também falou sobre jornada de trabalho, remuneração e pagamento de férias, décimo terceiro salário e vale transporte.

O presidente do Sicomércio, Alberto dos Santos Pinto, informou que a escolha do tema surgiu devido as dúvidas comuns nessa área. “Temos um departamento jurídico no sindicato e nosso advogado, Aloizio Perez, sempre está orientando nossos associados sobre as questões trabalhistas. E as dúvidas são frequentes sobre esse assunto. Então, solicitamos ao Sebrae RJ, que trouxesse uma palestra para tratar desse tema”, disse Alberto, lembrando que a entidade tem realizado eventos em parceria com a instituição com o objetivo de levar orientações e capacitar os empresários associados.