Advertisement

Unidades do Senai realizam palestras e exposições gratuitas na região

As unidades do Senai de todo o Sul Fluminense realizam  três dias consecutivos (até quinta-feira, dia 1º/09) de palestras, oficinas e exposições gratuitas sobre tecnologia na educação profissional atrelada ao universo da indústria. A ideia é debater tendências tecnológicas e mostrar como estudantes e empresas podem aproveitá-las para o desenvolvimento de projetos que tragam melhorias para mundo do trabalho.

A “Mostra Senai de Projetos Integradores” terá oficinas sobre temas como Canvas, Design Thinking, Empreendedorismo, Games, Ferramentas computacionais para modelagem 3D, Lego Midstorm, Pitching. Já as palestras serão sobre Educabox, Simuladores para Educação, Mercado de Audiovisual, Pintura Digital, Revolução 4.0, Stop Motion, entre outros temas. No Sul Fluminense, o evento acontece nas escolas de Angra dos Reis, Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende, Valença e Volta Redonda. Os horários variam de acordo com cada unidade.

Para participar das oficinas e palestras gratuitas, os interessados podem se inscrever através do site, onde está disponível a programação completa de cada Senai. Outras informações também podem ser obtidas através do 0800 0231 231.
PROJETOS PARA A INDÚSTRIA

A criatividade dos estudantes do Senai na solução de problemas também poderá ser observada durante a Mostra. Em todas as unidades, os alunos vão expor seus projetos integradores, pensados para atender às necessidades da indústria. As exposições terão protótipos e maquetes virtuais das soluções propostas pelos jovens.

Dentre os diversos protótipos apresentados, o Senai Resende vai apresentar projetos feitos por estudantes em parceria com empresários fluminenses. Através da iniciativa #MandaProSenai, os industriais enviaram aos alunos desafios reais de suas empresas, no início de 2016. Agora, os jovens entregam suas soluções, dentre elas, uma nova linha modular de plataformas de trabalho metálica como o andaime com maior segurança, montagem rápida e em diferentes ângulos e modulações, e com custo mais baixo que o do mercado, tornando-o acessível a empresas de pequeno e médio porte. Também em Resende será apresentado um tablet que converte textos para a linguagem braile e uma luva capaz de decodificar a linguagem em libras e transferi-la para um mini display no formato de um cartão estão entre os protótipos que serão apresentados.

Em outras unidades também poderão ser vistos outros trabalho. O Senai Volta Redonda Aero Clube vai apresentar uma cadeira de rodas com capacidade de elevar o usuário a uma altura de 1,70m, possibilitando aos cadeirantes realizar novas atividades no ambiente de trabalho e doméstico. Já os alunos do Senai Barra do Piraí vão mostrar uma bomba peristáltica cujo funcionamento se baseia nos movimentos dos músculos esôfago e intestino. E em Valença, a simulação de uma bomba petrolífera vai mostrar o processo mecânico de captação de petróleo.http://jornalbeirario.com.br/?p=44000