Advertisement

Fórum das entidades empresariais de Volta Redonda organiza painéis de debate com candidatos a prefeito


Em setembro, o Fórum Permanente das Entidades Empresariais de Volta Redonda vai promover painéis de debate com candidatos a prefeito do município. O grupo – composto por representantes de oito entidades – vai convidar para os encontros os quatro candidatos melhores posicionados em pesquisa mais recente registrada no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) até o dia 24 de agosto. As datas definidas para os painéis foram 08,13,14 e 15 de setembro, no auditório da CDL Volta Redonda, no bairro Aterrado.

“Em anos eleitorais, geralmente cada entidade convida os candidatos individualmente para participar de uma reunião. Este ano, optamos por concentrar os encontros no Fórum para termos mais dinamismo e objetividade”, esclareceu Evandro Queiróz, presidente do Fórum. Nesta semana, os representantes das entidades se reuniram para debater as regras dos painéis. Cada candidato será convidado para participar de um encontro, que terá duração máxima de duas horas. Ele vai responder cinco perguntas elaboradas pelas entidades. O mediador será o presidente do Fórum.

“Os questionamentos vão girar em torno de assuntos pertinentes à gestão pública, responsabilidade fiscal e ações governamentais nos diversos setores para a melhoria de qualidade de vida da população”, explicou Joselito Magalhães, presidente da ACIAP VR. Ele ressaltou que o objetivo dos painéis é deixar registradas as propostas dos candidatos para que possam ser cobradas futuramente. “O mediador poderá replicar alguma questão que ficar mal esclarecida pelo candidato. Ao final das respostas, o convidado poderá fazer uma breve apresentação da sua plataforma de governo”, completou Joselito.

A participação nos painéis será restrita aos associados às entidades que compõem o Fórum Permanente e convidados. “Em breve, os associados serão convidados para os encontros e poderão se inscrever antecipadamente”, afirmou a presidente do Metalsul. Ela acredita que os painéis serão uma oportunidade para o exercício da cidadania.

“As dificuldades pelas quais estamos passando e passaremos nos próximos anos, nos faz refletir sobre a relação dos eleitores com os gestores públicos. Essa relação precisa ser aprimorada por ambos os lados. Os eleitores devem entender que a participação na vida política do município tem que ser mais efetiva, conhecendo melhor os candidatos, acompanhando sua trajetória e propostas para, então, cobrar. Por parte dos eleitos, estes necessitam constantemente estar em contato com a população, trabalhando de forma responsável pelos interesses da comunidade que está muito mais atenta nos dias atuais”, destacou.

Fórum Permanente – Composto pela ACIAP VR, Sicomércio VR, CDL VR, Metalsul, Sinduscon-SF, Aescon VR, Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria da Região Sul Fluminense e Sulcarj, o Fórum tem como objetivo debater medidas governamentais que afetam os negócios e executar ações de interesse da classe empresarial.