Vinte e seis alunos do CEI Vieira da Silva (Centro de Educação Integrada), visitaram na quarta-feira, 10, o Parque Olímpico no Rio de Janeiro. Os alunos participaram de uma oficina, realizada na escola, pela Federação Internacional de Esgrima, ganharam ingressos para assistirem as lutas e conhecerem melhor o esporte. Eles puderam levar um responsável. A prefeitura disponibilizou o ônibus para levá-los ao Rio de Janeiro. O coordenador de Educação Física da secretaria municipal de Educação, Ricardo Rosas, um dos condutores da Chama Olímpica, durante o revezamento da Tocha Olímpica em Barra Mansa, também participou da viagem. “Foi mais um momento indescritível. Estar no Parque Olímpico e assistir a Esgrima só não foi mais especial do que conduzir a Chama. No entanto, também foi uma experiência inesquecível”, afirmou Ricardo.
“Ficamos encantados com essa maravilha chamada Olimpíada. Tudo muito bem organizado, ficamos surpreendidos com tudo o que vimos”, entusiasmou-se Antônio dos Reis, pai de Uriel, de 12 anos, parabenizando a iniciativa. “Levar as crianças para vivenciar esse momento foi um incentivo enorme ao esporte. A Federação Internacional e a prefeitura de Barra Mansa estão de parabéns. Que o incentivo ao esporte nunca falte na nossa cidade”, disse Antônio.
 “Adorei assistir as lutas de Esgrima e conhecer mais sobre um esporte que não é tão comum no nosso país”, contou Uriel.
De acordo com a mãe do aluno Fabrício Carvalho, de 17 anos, Ana Lúcia Carvalho, o passeio foi muito bom e o Parque Olímpico é enorme. “Meu filho é deficiente auditivo e ficou encantado com tudo o que vivenciou. Foi uma oportunidade que jamais imaginamos que teríamos. Nunca pensei em ir ao Rio e ainda mais para participar da Olimpíada,” afirmou.
A diretora adjunto do CEI, Sandra Maria Eulália Cândido, contou que os alunos tentaram se aproximar de outros grupos que estavam na arena e que voltaram cheios de novidade. “Eles encontraram gente de todos os lugares do mundo. Tentaram se aproximar, se comunicar e fazer amizades. Além do esporte, tiveram contato com outras culturas. Aqui na escola, os que não foram querem saber de tudo e estão os enchendo de perguntas. Foi muito válida essa participação na Rio 2016”, afirmou a diretora.
"Nos empenhamos para levar os alunos ao Parque Olímpico. Sabemos da importância do esporte e do quanto ele pode colaborar para o futuro dos nossos alunos. Não tenho dúvidas de que foram momentos inesquecíveis vivenciados naquele local, que poderão ser compartilhados com os colegas de escola e familiares", disse o prefeito Jonas Marins, parabenizando os alunos pela participação na oficina realizada pela Federação Internacional de Esgrima.http://avozdacidade.com/site/noticias/cidades/53322/