Advertisement

Barra Mansa realiza mostra pedagógica focada no meio ambiente



Com o tema ‘Uma Luz para as Crianças’ teoria e prática auxiliam o aprendizado

A prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria municipal de Educação, realiza esta semana, nas escolas públicas de Ensino Fundamental, a mostra pedagógica ‘Uma Luz para as Crianças’. A atividade  segue até sexta-feira, dia 1º, em toda rede de ensino do município. A ideia é mostrar a todos um pouco do que é desenvolvido em sala durante o ano letivo. São painéis, cartazes, maquetes, entre outras atividades práticas e lúdicas dentro do tema proposto.

O CEI (Centro Educacional Integrado Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva), no Centro, escolheu falar sobre ‘Luz, Energia e Vida Que Se Renova’. A escola apresentou projetos voltados para reciclagem, meio ambiente e energias renováveis. O diretor, Ricardo Augusto de Paiva Barros, explicou que é essencial aliar teoria e prática. “Convidar a família para participar e prestigiar os trabalhos dos alunos soma muito à educação das nossas crianças. A troca entre alunos, escola, educadores e família só ajuda no processo de aprendizado,” destacou o diretor.
De acordo com os professores, este ano a mostra proporcionou a interação das disciplinas. Desde exatas, humanas e científicas puderam trabalhar de forma interdisciplinar. Para Priscila Redson, mãe dos alunos, Arthur Prudente, de 9 anos, estudante do 5º ano, e Guilherme Prudente, de 5 anos, aluno do 1º ano, o projeto é uma alegria para os filhos. “Eles ficam ansiosos para ver o trabalho pronto. Meus filhos estudaram em escola particular, mas aqui na pública tenho percebido que eles estão mais sociáveis e interagindo mais,” analisou a mãe.

É avaliado a atenção, concentração, criatividade, coordenação motora e o desenvolvimento do tema. Os trabalhos valem 2,0 pontos na média dos alunos. E por aqui a temática é sustentabilidade. Alguns apresentaram projetos sobre aproveitamento de luz solar, captação de água da chuva e reaproveitamento de materiais recicláveis. É o caso da turma de 5º ano dos gêmeos, Gustavo e Eduardo Salvati, de 10 anos. Eles mostraram a importância dos biomas para a natureza, a confecção de brinquedos e artesanato a partir de recicláveis e a produção de energia renovável. A mãe dos meninos adorou o resultado. “Esse trabalho é muito interessante porque desperta neles o interesse pela pesquisa. Nós, pais, acabamos aprendendo na hora de ajudar nas pesquisas em casa. Temos que estar presente sempre. Tenho certeza que trabalhos assim contribuem muito no aprendizado deles,” enfatizou ela. Segundo os gêmeos, Gustavo e Eduardo, foi muito legal construir as maquetes. “Eu e meu irmão sempre estudamos juntos e construir as maquetes e os brinquedos de garrafa pet foi bem legal,” afirmou o estudante.

O secretário municipal de Educação, Deyvison Silvestre, disse que a mostra é muito importante, pois ajuda o aluno a vivenciar a experiência e a formar seus próprios conceitos. “Fiquei muito feliz com o resultado dos trabalhos. Praticar aquilo que é aprendido em sala de aula é excelente. A interação é muito importante entre escolas, alunos e familiares. Eles surpreenderam e tenho certeza que no futuro a semente que é plantada hoje renderá frutos na vida de cada um deles,” constatou o secretário.

A mostra pedagógica faz parte do projeto “Uma Luz para as Crianças”, do Micinense (Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense), que tem apoio do Instituto TIM e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).