Advertisement

Sessão na Câmara Municipal de Barra Mansa termina em confusão

Prefeito é autorizado a parcelar débito com a Light; plateia xinga vereadores e parlamentares discutem


“Deixa disso”: Bainaninho (de camisa listrada em azul e branco) evita que Lia Preto(de camisa branca) entre em briga (Foto: Paulo Dimas)
“Deixa disso”: Bainaninho (de camisa listrada em azul e branco) evita que Lia Preto(de camisa branca) entre em briga
(Foto: Paulo Dimas)
Barra Mansa – A sessão da Câmara Municipal convocada especialmente para votar a mensagem do Executivo pedindo autorização para parcelar a dívida da prefeitura com a Light terminou em confusão. Uma parte da plateia, insatisfeita com o resultado da votação, começou a gritar ofensas aos vereadores que haviam votado para autorizar o prefeito a parcelar em até 36 vezes a dívida do governo municipal com a concessionária de energia elétrica. O vereador Lia Preto (PR) começou a responder as agressões e precisou ser contido pelo seu colega de plenário Cláudio Cruz, o Baianinho (PV) para não se envolver em um confronto físico.
Devido à confusão, o presidente da Câmara, José Luiz Vaneli, o Leiteiro (PSDB), suspendeu a sessão e convidou os vereadores para uma reunião a portas fechadas. Minutos depois, o vereador Rodrigo Drable (PMDB) saiu da reunião afirmando ter sido agredido por seu colega Pissula (Rede) e anunciando que iria para a delegacia para registrar um boletim de ocorrência.
O DIÁRIO DO VALE não conseguiu ouvir o vereador Pissula, que havia deixado a Câmara, mas outros vereadores afirmaram que, durante a reunião reservada, houve uma discussão a respeito do posicionamento dos parlamentares e Pissula teria empurrado Rodrigo.
Ao retornar da reunião, com o clima ainda tenso no plenário, Leiteiro afirmou que não havia clima para prosseguir e encerrou a sessão. A votação já havia sido concluída e o pedido de parcelamento foi aprovado, com os votos contrários de Rodrigo Drable, Luiz Furlani (PV), Marcelo Borges (PDT), Vicentinho e do próprio Leiteiro, que, embora só precisasse votar em caso de empate, fez questão de registrar sua posição contrária ao parcelamento.
O vereador Luiz Furlani afirmou que vota contra o parcelamento porque o prazo – de 36 meses – vai entrar no outro mandato, e disse que o prefeito pediu esse prazo porque “sabe que não vai estar na prefeitura no próximo mandato”. Furlani acrescentou que o parcelamento iria contra a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Marcelo Borges (PDT), afirmou que iria votar contra o parcelamento e disse que o corte de energia é resultado do que considera “má administração” do Executivo.
Rodrigo Drable destacou que os juros do parcelamento chegam a R$ 700 mil e que considera uma ilegalidade fazer um empréstimo para pagar a conta de energia.
O vereador Vicentinho registrou que a Light corta a energia do consumidor aos 30 dias de atraso e esperou nove meses para cortar o fornecimento á sede da prefeitura, antes de declarar que votava contra o parcelamento.
Light corta energia da sede da prefeitura e religa à noite
A Light cortou a energia a sede Prefeitura de Barra Mansa por falta de pagamento. Segundo informações recebidas pelo DIÁRIO DO VALE, o fornecimento foi cortado por volta das 11 horas desta segunda-feira (30) e a dívida estaria na casa dos R$ 3,5 milhões. O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido ainda na noite desta segunda.
O prefeito Jonas Marins (PC do B) afirmou que a prefeitura efetuou o pagamento de algumas das contas atrasadas ainda na segunda-feira, e confirmou que a prefeitura não teria disponibilidade financeira para fazer um parcelamento que terminasse ainda este ano: “isso é reflexo de uma realidade que atinge a todos os municípios”, disse.http://diariodovale.com.br/tempo-real/light-corta-energia-da-sede-da-prefeitura-de-barra-mansa-por-atraso-no-pagamento/