Fiscalização atuou simultaneamente em 16 terminais do estado

Na manhã desta quinta-feira (30/03), o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, realizou operação simultânea em diversos pontos do estado, com objetivo de verificar as condições dos serviços prestados pelas empresas de ônibus intermunicipais. As equipes atuaram em 16 terminais nas regiões Metropolitana, dos Lagos, Norte, Noroeste, Costa Verde, Médio Paraíba e Serrana. Como resultado, os fiscais aplicaram 85 infrações, retirando de circulação 32 coletivos flagrados com documentação irregular ou sem condições de tráfego.
Em Niterói, os fiscais aplicaram uma multa devido à falta do cartaz da campanha de conscientização contra o Aedes Aegypti no ônibus. Durante a ação, as equipes ainda encontraram coletivos em mau estado de conservação, com limpadores de para-brisas e iluminação inoperantes, pneus lisos, sem documentação obrigatória, além de plataformas e cintos de segurança de cadeirantes com defeito.
As equipes atuaram simultaneamente na Rodoviária Novo Rio e nos terminais de Alcântara, João Goulart (Niterói), Américo Fontenelle (Central do Brasil), Campo Grande e Alvorada (Zona Oeste do Rio), Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Itaguaí, Magé, Vilar dos Teles, Cabo Frio, Angra dos Reis, Resende, Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.
O Detro vem intensificando as ações de fiscalização, não só no combate ao transporte irregular, mas também em operações voltadas para a frota regular. Desde janeiro, 847 coletivos foram infracionados, dos quais 398 foram retirados de circulação. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo WhatsApp Fale Detro (21 – 98596-8545).