Volta Redonda – Desde que o governo federal decretou estado de emergência sanitária no país devido ao zika vírus e sua possível ligação com casos de microcefalia, em 11 de novembro do ano passado, Volta Redonda já registrou cinco casos dessa condição, sendo que um deles está sendo avaliado para checar a possibilidade de ter sido causado pelo zika vírus.
A informação foi dada nesta segunda-feira (1º) pela secretária municipal de Saúde, Marta Gama de Magalhães, durante reunião com vereadores, no salão nobre da Câmara Municipal de Volta Redonda. Marta, a coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VR), Janaína Soledad, e o diretor do Saae, Paulo Cezar de Souza, o PC, foram ao plenário para pedir aos vereadores que apoiem as ações de “abafa” que estão sendo realizadas para identificar e eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito que transmite os vírus da dengue, zika e chikungunya.
O presidente da Câmara Municipal, Edson Quinto (PR), que havia sido convidado pelo prefeito Antônio Francisco Neto (PMDB) para uma reunião na manhã desta segunda, com o objetivo de pedir a ele que estendesse aos vereadores a solicitação de apoio na ação de “abafa” que será realizada na próxima quinta-feira. Quinto, então, decidiu convidar os demais parlamentares, a secretária municipal de Saúde, Janaína Soledad e PC, que coordena os “abafas” para uma reunião na Câmara Municipal, para que eles passassem pessoalmente as informações para os demais vereadores.
Os parlamentares manifestaram apoio à ideia do abafa, mas também fizeram cobranças de atitudes que eles acreditam que o Executivo deveria tomar para combater mais efetivamente o mosquito.
Uma das propostas que eles fizeram foi no sentido de a prefeitura ter uma postura mais rigorosa na questão de imóveis fechados e também de terrenos que estejam com mato alto, já que esses locais facilitam a proliferação do Aedes aegypti.
Outra proposta foi que a prefeitura voltasse a usar o fumacê. Janaína Soledad informou que o fumacê não combate o mosquito da dengue dentro das residências, porque não consegue chegar até elas, mas acrescentou que a prefeitura dispõe de estoques de um outro inseticida, conhecido como UBV (Ultra Baixo Volume), que consegue atacar o Aedes mesmo dentro das casas, mas alertou que essa é uma solução muito radical, porque UVB é cancerígeno, e para ser utilizado é preciso cumprir uma série de condições determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Janaína encerrou dizendo que, na hora certa, a prefeitura utilizará a substância.
Durante a reunião, os parlamentares se propuseram a aprovar um projeto de lei da ex-vereadora Neuza Jordão, autorizando a prefeitura a entrar em imóveis fechados para combater os focos do mosquito.
VR contra o mosquito: Reunião no gabinete do prefeito Neto tratou mais uma vez do mutirão de combate à dengue na cidade (Foto: Divulgação PMVR)
VR contra o mosquito: Reunião no gabinete do prefeito Neto tratou mais uma vez do mutirão de combate à dengue na cidade (Foto: Divulgação PMVR)
Mobilização acontece nesta quinta-feira
A mobilização desta quinta-feira se dará da mesma forma da realizada na última sexta-feira (dia 29), quando voluntários se juntaram às equipes da prefeitura e realização um mutirão contra o mosquito em vários bairros simultaneamente. A campanha é chamada de “Volta Redonda Unida contra o Mosquito”.
O ponto de encontro são as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), além dos Cras (Centros de Referência em Assistência Social), da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). Os locais de reunião das equipes em cada bairro e os respectivos líderes podem ser encontrados no endereço eletrônico oficial da PMVR – portalvr.com.
Nesta segunda (1º) em reunião na prefeitura, no gabinete do prefeito Neto, várias sugestões foram dadas pelos participantes para a nova fase da campanha, que será realizada de forma contínua pela PMVR, além do trabalho regular feito pelos agentes de Saúde da Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde: será proposto aos centros universitários da cidade a realização de um Trote Solidário, tendo como tem o combate ao Aedes aegypti; uma empresa de telecomunicações enviará uma mensagem para todos os celulares cadastrados na cidade, reforçando a necessidade de cada morador fazer o combate ao mosquito em sua casa; carros de som da PMVR percorrerão os bairros da cidade anunciando a mobilização e convocando a população para se juntar ao movimento; carros de som contratados pelas associações comerciais percorrerão o comércio reforçando a campanha; as escolas da rede municipal, cujas aulas começam hoje, irão participar com mobilização de alunos nos arredores dos colégios e uma aula específica sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti; campanha nas redes sociais e aplicativos de mensagens, convocando a participação de todos no movimento; entre outras ações.
– É muito importante a participação de todos, e a tomada de consciência de que cada pessoa deve fazer a sua parte. Vamos visitar todas as casas, conversar com as pessoas e mobilizar a cidade inteira para esse combate ao mosquito – disse Neto.http://diariodovale.com.br/destaque/volta-redonda-registra-cinco-casos-de-microcefalia-um-caso-pode-ter-ligacao-com-zika/