Para marcar o 183º aniversário de emancipação político administrativa da cidade, que acontece no dia 3 de outubro, a Câmara Municipal realizará duas sessões especiais para marcar a data.
Na primeira, que acontecerá amanhã, às 19 horas, no Palácio Barão de Guapi, a Casa realizará uma Sessão Solene alusiva ao aniversário, ocasião em que serão efetuadas as seguintes distinções: Certificado ‘Amigo do Bairro’; Títulos de Cidadania Barramansense e Medalhas de Mérito Sindicalista José Juarez Antunes.
Já na segunda homenagem, a ser realizada no dia 1º de outubro, também às 19 horas, no Espaço M (Avenida Presidente Kennedy, 188, Ano Bom), a Sessão de Gala fará a concessão dos seguintes galardões: Medalha do Mérito Cecília Monteiro de Barros (Sra. Mônica Stocco dos Santos); Medalha de Mérito Educacional Professor Moacyr Artur Chiesse (Dr. Vantoil de Souza Junior); Medalha do Mérito Elmiro Chiesse Coutinho (Dr. Ademir Alves de Melo, Sr. Claúdio Furtado Manes, Dr. Elias Escobar, Dr. Francisco Ferraro Junior e Sr. Paulo César de Melo Sá); Medalha Barão de Airuoca (Governador Luiz Fernando Pezão) e Medalha do Mérito Barão de Guapi (Ministro Gilberto Kassab).
A CIDADE
Barra Mansa está situada ao Sul do Estado do Rio de Janeiro. O pequeno povoado foi crescendo e, em 3 de outubro de 1832, graças a um ofício dirigido à Assembleia Geral Legislativa do Império, foi criada a Vila de São Sebastião de Barra Mansa, passando a fazer parte da vila terras desmembradas das vizinhas ResendeValença e São João Príncipe. Em 1954, teve emancipado o até então distrito de Santo Antônio de Volta Redonda e em 1991 os distritos de QuatisFalcão e Ribeirão de São Joaquim.
Barra Mansa e Volta Redonda, juntas, exercem influência direta sobre grande parte da Região do Médio Paraíba, bem como sobre a porção meridional do Centro-Sul fluminense. Devem tal condição ao fato de abrigarem conturbação, representada pelas duas sedes. O crescimento está relacionado à implantação da CSN, que desempenhou papel multiplicador na atividade industrial da região, com consequente aumento de serviços.
De acordo com o estudo do Índice de Qualidade dos Municípios, desenvolvido pelo CIDE, Barra Mansa é um dos centros regionais dinâmicos que, juntamente com Resende, Petrópolis, Volta Redonda, Macaé, Cabo Frio e Teresópolis, forma um grupo com forte presença em porções específicas do território fluminense.http://avozdacidade.com/site/noticias/politica/47197/