Advertisement

Olimpede será realizada nos dias 16, 17 e 18 de outubro

A Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência) – realizada pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) – será realizada nos dias 16, 17 e 18 de outubro, de acordo com a secretária municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Rose Vilela. A Olimpede foi lançada pela Prefeitura de Volta Redonda em 1987, e é considerada o maior evento esportivo de inclusão social para pessoas portadores de deficiências no Brasil.
        
        Rose Vilela afirmou que a expectativa é reunir cerca de 2,1 mil atletas, além de 125 técnicos, 250 acompanhantes, e 180 pessoas no apoio, totalizando cerca de 2,8 mil pessoas envolvidas diretamente na competição,  que é exemplo de política pública de inclusão social.  O Congresso Técnico da Olimpede está marcado para sexta-feira (dia 28), às 15h30, na Ilha São João. A novidade anunciada pela secretária para a edição deste ano é a utilização das pistas de atletismo da Arena Esportiva, que está sendo construída no bairro Voldac, ao lado do 28º Batalhão da Polícia Militar.

        “A pista de atletismo já está pronta e será homologada pela Federação Nacional de Atletismo, podendo ser usada na competição mesmo que a Arena não esteja terminada”, garantiu Rose. A secretária informou ainda que a competição movimenta vários setores da economia na cidade, como transporte, alimentação, hospedagem, confecção de camisas e bonés, medalhas, segurança e apoio. “Todos esses serviços dependem da escolha por licitação pública para a contratação. Nós já enviamos um projeto para o Ministério do Esporte, com um pedido de verba de R$ 70
0 mil, com uma contrapartida de R$ 85 mil do município”, explicou Rose.

ENTIDADES – A secretária municipal de Esporte e Lazer afirmou que um total de 125 entidades de 30 cidades dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, já confirmaram participação.
        

PROVAS – Na sua abertura na Ilha São João, a Olimpede tem o desfile das delegações, hino nacional, entrada da tocha olímpica, juramento do atleta, abertura oficial com a participação das autoridades e convidados.

        As provas de atletismo são caminhada de 25 metros, corrida de 100 metros, salto em distância sem corrida, arremesso de peso, e lançamento de pelota. O ginásio da Ilha São João vai receber jogos de tênis de mesa, arremesso à cesta, e futsal. Os cadeirantes fazem ainda prova de pista com caminhada de 25 metros cadeirantes e caminhada de 25 metros com muletas. São realizadas ainda partidas de dama, xadrez e dominó no ginásio da Ilha São João, além de cabo de guerra na quadra de areia, voleibol especial e futsal. A novidade para este ano é a inclusão do judô na competição.