Advertisement

Smac em Volta Redonda-RJ realiza XI Conferência da Assistência Social nesta quarta-feira (dia 5)

A Prefeitura Municipal de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) e o Conselho Municipal da Assistência Social, realizam nesta quarta-feira (dia 5), das 8h às 17h, a XI Conferência Municipal da Assistência Social.  O tema central da Conferência é “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e a inscrição para o encontro poderá ser feita gratuitamente no dia do evento, a partir de 8h. A conferência tem como objetivo avaliar o desempenho na aplicação das diretrizes encaminhadas pelo Conselho Nacional de Assi
stência Social – CNAS, realizando mudanças necessárias para o aprimoramento dos atendimentos às pessoas assistidas pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

        “É um momento de mobilização dos usuários e dos trabalhadores do SUAS,  onde a participação é democrática e o momento propício em que os usuários podem ser ouvidos e suas sugestões levadas em consideração. São essas propostas que irão contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população”, explica a diretora do Departamento de Proteção Básica, Rosane Marques, acrescentando que no encerramento da Conferência serão eleitos os delegados que participarão da Conferência Estadual da Assistência Social.  

        O lema para nortear os debates e deliberações será “Pacto Republicano no SUAS rumo a 2026: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, fase ao amadurecimento da política e reconhecimento dos avanços atingidos e vislumbrando o futuro acerca das questões sociais e seus impactos na proteção social brasileira devem balizar os debates, como a redução da pobreza e elevação da renda e de acesso a serviços, programa e projetos socioassistenciais, sendo preciso apontar novos rumos para a política, tendo como base o horizonte o ano de 2026.
        
        A pré-conferência da Assistência Social, segundo a diretora, foi realizada no dia 15 de Julho, na Associação de Aposentados e contou com a participação de técnicos do Departamento de Proteção Social Básica. “Agora é a vez de toda a população participar, além dos trabalhadores do SUAS, universitários e as pessoas que trabalham ou são prestadores de serviços na Rede de Assistência Social do município”, convida Rosane, ressaltando que todos os conselhos municipais, que tem relação com a assistência social, também estão convocados para a Conferência.