Em Barra Mansa, Sindicato Rural conta com polo de apoio presencial aos alunos

Estão abertas até o dia 24 de julho, as inscrições para o processo seletivo do curso técnico em Agronegócio, oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através da Rede e-Tec Brasil, do governo federal. Inteiramente gratuito, o curso tem duração de quatro semestres. A carga horária total é de 1.230 horas, sendo 80% modalidade à distância e o restante destinado a encontros presenciais nos polos de apoio. Barra Mansa é a única cidade do Sul Fluminense que conta com polo de apoio, em funcionamento na sede do Sindicato Rural, no bairro Ano Bom. Ao todo, estão sendo oferecidas 80 vagas no município. As inscrições são feitas no site www.senar.org.br.

O vice-presidente da entidade, Adilson Rezende, garantiu que mesmo vivendo em locais remotos, qualquer pessoa poderá ter acesso ao curso técnico à distância. "O plano didático lança mão de diferentes mídias e, por isso, o aluno pode estudar em casa, mesmo que não tenha ali um computador conectado à internet. Cada estudante receberá um kit com material impresso e videoaulas em DVD e, nos polos de apoio presencial, terá acesso a todos os recursos virtuais para as atividades necessárias”, explicou Adilson, ressaltando que a escolaridade mínima exigida é o Ensino Médio completo.

Segundo ele, o Sindicato Rural disponibiliza uma sala equipada com computadores conectados à internet para uso dos alunos do curso. “O espaço também pode ser usado pelos interessados para fazer a inscrição e a prova do processo seletivo”, informou. O processo seletivo conta uma prova com 30 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, em meio eletrônico. A prova será realizada pelo aluno presencialmente no período de 13 a 28 de julho, na própria sede do Sindicato, em computador disponibilizado na data e horário escolhido pelo candidato no ato da inscrição. As aulas terão início no dia 10 de agosto.  Mais informações no Sindicato Rural, no telefone (24) 3323-1139.

Especialização – O curso pretende formar técnicos de nível médio na gestão do agronegócio, habilitados para atuação nos diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira. Por ser um curso técnico de nível médio, o aluno que concluir o total da carga horária receberá um diploma de habilitação como técnico em agronegócio.

“A grande vantagem em fazer o curso é a empregabilidade do setor. O agronegócio não para de crescer e é atualmente o carro-chefe da economia brasileira. O técnico em agronegócio sairá apto a atuar em propriedades rurais, empresas comerciais, estabelecimentos agroindustriais, empresas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa”, concluiu Adilson.