Advertisement

Festas típicas aquecem vendas no comércio de Barra Mansa-RJ


O período de festas típicas, que começou no mês de junho e segue até o início de agosto, está aquecendo as vendas no comércio de Barra Mansa. Apesar do momento de crise econômica que o país enfrenta, os lojistas estão otimistas com as vendas. Alguns, inclusive, esperam um crescimento em relação ao ano passado, quando o movimento foi abaixo do esperado por conta da Copa do Mundo, que aconteceu no Brasil e trouxe prejuízos para o setor.

“A procura por artigos para festas típicas começou na segunda quinzena de maio e estamos tendo procura desses itens principalmente para aniversários. As pessoas têm aproveitado para fazer festas temáticas, não só crianças, mas também adultos”, informou a proprietária da A Viana Leal, Viviane Santagna Florêncio Lemos, acrescentando que espera um aumento de 20% em relação ao ano passado.

A loja comercializa aviamentos (fitas e rendas), roupas caipira masculina e feminina, acessórios (chapéus e lenço) e artigos de decoração (bandeirinha, balão e espantalho). “Além dos aniversários, as empresas também têm aproveitado o tema para promover confraternizações e têm ainda as festas promovidas pelos colégios. O que também temos tido muita procura é por roupas para bebês, para ensaios fotográficos. Por conta disso, esse ano passamos a vender roupas caipira a partir de um ano de idade”, comentou.

Segundo Viviane, a procura maior tem sido por roupas prontas do que por aviamentos. “Até mesmo pela praticidade. Sem contar que hoje a mão de obra não está muito barata. Se for comprar tecido e pagar a costureira, às vezes fica mais caro do que comprar pronto”, disse, informando que as camisas de homem custam a partir de R$ 22,90 e os vestidos a partir de R$ 33,90.

No Ponto Doce a procura também começou em maio e tem crescido a cada dia. “As vendas se intensificaram em junho, com os dias santos, como Santo Antônio e São João, que é quando ocorrem as festas na região. Mas o mais forte é o mês de julho”, informou o gerente da loja, Milton César Costa Soares, acrescentando que o movimento segue até o início de agosto.

“Esperamos um aumento de no mínimo 5% em relação ao mesmo período do ano passado”. De acordo com Milton, entre os itens de decoração mais procurados estão as sanfonas, balões, guirlandas, espantalhos e bonecos caipiras. “No setor alimentício, vendemos muito doce, como cocada, paçoca, doce de leite, maria mole, pé de moleque e pé de moça, que é o mais procurado.

Mas também temos muita procura por milho de pipoca; palito para salsichão, churrasco e algodão doce; e embalagens, entre elas as cumbucas para os caldos”, comentou, ressaltando que, para atrair os consumidores, investe na decoração da vitrine e do interior da loja.