II Fórum de Jornalistas movimenta Sul Fluminense
Evento vai tratar de empreendedorismo e debater criação de uma associação da categoria
Após oito anos, os jornalistas do Sul do estado do Rio de Janeiro terão nova oportunidade para debaterem assuntos ligados à profissão, como ‘Empreendedorismo’, ‘Novas Mídias’ e ‘Organização da categoria’. É que no próximo dia 26 de maio, terça-feira, a partir das 18h, será realizado o II Fórum dos Jornalistas do Sul Fluminense, promovido pelo Movimento Luta Jornalista do Sul Fluminense, no auditório da ACIAP de Barra Mansa.
“O I Fórum dos Jornalistas do Sul Fluminense aconteceu em outubro de 2007 e foi um sucesso. Ele ficou na memória de muitos colegas da região, inclusive vários que, na época, ainda eram estudantes, permanecendo o desejo do ‘quero mais’. Chegou a hora de nos encontramos novamente”, convidou o professor e coordenador do curso de Jornalismo do UBM, jornalista Alvaro Britto, que também é membro da Comissão Organizadora do II Fórum.
Segundo a jornalista Thaissa Costa, da assessoria de imprensa da prefeitura de Barra Mansa e também da Comissão Organizadora, essa é uma ótima oportunidade para debater assuntos relevantes à categoria. “Atualmente, nós não temos a oportunidade de discutir coletivamente assuntos ligados ao exercício da profissão. E esta é uma das propostas do Fórum: ser um espaço democrático para debates de temas importantes para a categoria”, disse, lembrando que a imprensa da região é uma das mais desenvolvidas do estado do Rio. “Temos grande parte das pessoas aqui formadas, atuando na área, nos mais diversos veículos, por isso é importante a participação em massa”.
Os futuros profissionais também estão se mobilizando. “O Fórum será importante para nós, estudantes de Jornalismo, que já estamos estagiando ou que vamos nos inserir em breve no mercado de trabalho. O momento é de multiplicação de informação e o evento tem esse objetivo”, acrescentou Amanda Nonato, estudante de Jornalismo do UBM e membro da Comissão Organizadora do II Fórum.
Programação
A abertura será às 18 horas, com o credenciamento gratuito dos participantes. Após uma breve solenidade de abertura, será ministrada a palestra "O empreendedorismo nas novas mídias", com o jornalista Miguel do Rosário, editor do Blog O Cafezinho, e a consultora do Sebrae, Alcione Vilamil.
Após debate com o público, será realizada uma assembleia dos jornalistas, que avaliará a situação da categoria na região, a implantação do novo piso salarial, e, posteriormente, a votação pela criação de uma Associação dos Jornalistas do Sul Fluminense. Na ocasião, a assembleia escolherá uma comissão de organização da nova entidade. Ao final, deverá ser aprovada a Carta de Barra Mansa, uma declaração de princípios e um resumo das principais deliberações do II Fórum.
Saiba mais