Advertisement

Plataforma de Assessoria Técnica para Municípios

thumb_plataforma-assossoria
Para auxiliar prefeituras de todo o Brasil a implementar políticas públicas, a Agenda Pública e a Escola de Políticas Públicas criaram a Plataforma de Assessoria Técnica para Municípios. Trata-se de uma solução tecnológica que aproxima gestores municipais que têm um desafio a responder em um determinado assunto e técnicos especialistas no tema em questão.

OBJETIVOS

É comum que pequenos e médios municípios brasileiros tenham dificuldades para diagnosticar, planejar, implementar, acompanhar e avaliar políticas públicas. A Plataforma de Assessoria Técnica para Municípios vai auxiliar as prefeituras a organizar essas políticas. Vai ajudá-las também a ter acesso à recursos federais e estaduais que permitam melhorar as condições de vida da população, visto que, para isso, são necessários conhecimentos técnicos específicos para elaborar projetos, pensar e organizar soluções.

EXPERIÊNCIA

A Agenda Pública e a Escola de Políticas Públicas desenvolveram um projeto utilizando a Plataforma de Assessoria Técnica para Municípios em parceria com o Instituto Trata Brasil. O seu objetivo específico é apoiar o Saneamento Básico em pequenos municípios.
Uma equipe de dez técnicos (entre urbanistas e engenheiros) fornecerá orientações sobre as dúvidas mais frequentes dos gestores das prefeituras envolvidas no projeto. Eles responderão questões como “como posso melhorar a realidade do saneamento?”, “como organizar a política municipal de saneamento?”, “onde encontro recursos?” e “como posso estabelecer este convênio?”.
Entre as etapas de trabalho, estão a produção de um diagnóstico participativo presencial, a elaboração de um plano básico de assessoria técnica customizado, o treinamento do gestores do município e acompanhamento a distância.

FUNCIONALIDADES

A Plataforma de Assessoria Técnica para Municípios oferece funcionalidades pensadas para facilitar a troca de experiências entre gestores e técnicos. Veja abaixo alguns exemplos:
Interação:a plataforma privilegia a interação por meio de canais de comunicação que incluem voz, vídeo, compartilhamento de arquivos e textos, entre outros recursos.
Fóruns de discussão: promovem as trocas entre técnicos e gestores.
Conteúdos: publicação de conteúdos de referência indicados pelos técnicos para apoiar os gestores do município.
Diário de bordo: cada município poderá registrar anotações, comentários e o progresso alcançado em seu projeto.

PARCERIA

Parceria Trata Brasil
Assista no Youtube: http://youtu.be/AOojMcalGVQ