Advertisement

IFRJ-Campus Volta Redonda promove o projeto Planetário Digital

O Planetário Digital faz parte de um projeto de divulgação em Astronomia iniciado em 2009 pelo professor Marco Aurelio do Espirito Santo, coordenador de licenciatura em Física e coordenador do projeto de Astronomia do campus Volta Redonda, e pela professora Ana Paula Dalmato. " Em 2009 conseguimos comprar um telescópio refletor de oito polegadas em um edital do mec que foi lançado para comemorar o ano internacional da Astronomia, desde então eu tenho desenvolvido várias atividades de pesquisa, extensão em Astronomia e física inclusive com bolsas de iniciação científica e tecnológica", explica Marco Aurélio.

Segundo o professor, a ideia surgiu do seu contato com outros pesquisadores do Brasil que têm utilizado com sucesso este instrumento para o ensino, a pesquisa e principalmente a extensão. "O objetivo principal é levar as comunidades e escolas da região atividades de extensão e divulgação científica em Astronomia e física em um primeiro momento e depois de outras ciências como biologia etc" explica o professor.

Marco Aurélio diz que este esquipamento é basicamente um projeto digital que projeta imagens de alta resolução em um domo de borracha que simula o céu em qualquer ponto da Terra e mesmo em outros planetas do sistema solar possibilitando uma gama de atividades necessárias a região sul fluminense que não tem nenhuma tipo de museu de ciências ou planetário que ofereça este tipo de serviço. "Faremos uma cerimônia de inauguração, que está prevista inicialmente para o dia 05/03, devido as altas temperaturas do verão", disse.