Advertisement

Garantia Jovem | IEFP lança a medida Emprego Jovem Ativo

 Garantia Jovem | IEFP lança a medida Emprego Jovem Ativo
Para jovens desempregados, entre os 18 e os 29 anos.
Emprego e Empreendedorismo Data: 27-01-2015 a 30-09-2016 Agenda: Nacional Local: Todo o país Promotor: IEFP Url:  Medida Emprego Jovem Ativo
Descrição
Foi lançada pelo IEFP a medida Emprego Jovem Ativo, para os desempregados entre os 18 e os 29 anos. Trata-se de um apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional que promove uma experiência prática em contexto de trabalho.

A medida Emprego Jovem Ativo insere-se no programa Garantia Jovem, e consiste no desenvolvimento de uma experiência prática em contexto de trabalho, por jovens em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho, conjuntamente com jovens mais qualificados.

Estas atividades podem ser potenciadas por entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, desde que seja desenvolvido um projeto integrado de atividade conjunta destes jovens, ao longo de seis meses, com um orientador responsável pelo seu acompanhamento.

Fazer parte desta iniciativa dá direito também a uma bolsa mensal, que varia em função do nível de qualificação, mas que não ultrapassa 1,3 vezes o valor do Indexante de Apoios Sociais (419,22 euros), refeição ou subsídio de alimentação e seguro de acidentes pessoais, tudo inteiramente comparticipado pelo IEFP.

|Mais  Informação e contactos|

Podes consultar aqui mais informação sobre as condições de candidatura, de acesso ao Emprego Jovem Ativo e ao regulamento específico, disponíveis na página oficial do instituto na Internet.
Para obteres informações mais detalhadas, ou esclarecer dúvidas:
- Consulta o portal do IEFP (www.iefp.pt)
- Contacta pelo telefone 808 200 670 (dias úteis das 8h às 20h)
- Dirige-te a um centro de emprego ou centro de emprego e formação profissional

| Como funciona a Medida Emprego Jovem Ativo|
É um programa desenhado para promover a integração socioprofissional de jovens no mercado de trabalho, especialmente os que têm baixas qualificações e vivem em situações desfavorecidas. Para isso são colocados em ambiente de trabalho com um coordenador e um outro jovem de qualificação mais elevada para que haja uma aprendizagem em grupo.
A quem se dirige?
A medida foi desenhada para jovens com idades compreendidas entre os 18 e 29 anos inscritos no IEFP como desempregados e sem histórico de salário ou descontos há mais de 12 meses.

Dentro destas características existem dois perfis disponíveis: que não possuam escolaridade obrigatória e se encontrem em particular situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho porque abandonaram a escola ou não concluíram o 3º ciclo do ensino básico. Ou pessoas com qualificação superior a 6 no Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), ou seja, com pelo menos uma licenciatura.
Que empresas podem aceder?
Podem candidatar-se todas as empresas com ou sem fins lucrativos desde que tenham uma situação regularizada perante as Finanças e a Segurança Social. Além disso, não podem ter sido condenadas em qualquer processo-crime nos últimos dois anos.